VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

6 de março de 2009

Short-cuts: estresse no trabalho e risco de AVC

Qual a associação entre o estresse do trabalho e isquemias cerebrais ou AVC?

Um estudo publicado por pesquisadores japoneses na revista Archives of Internal Medicine, em janeiro de 2009, avaliou, durante 11 anos, 6553 trabalhadores japoneses de ambos os sexos quanto ao risco de isquemia cerebral na presença de fatores como estresse, alta demanda e baixo controle no trabalho.

No período de 11 anos, ocorreram 147 casos de isquemia cerebral ou AVC. Análises estatísticas identificaram um risco de AVC duas vezes maior entre homens com alta demanda e baixo controle de trabalho (gerador de maior estresse) do que entre homens com baixa demanda e alto controle do trabalho (menor estresse). Outras variáveis como idade, escolaridade, tabagismo, consumo de álcool e atividade física foram corrigidas para evitar confusão nos resultados. Entre as mulheres, não foi encontrada significância estatística entre o estresse do trabalho e o risco de isquemias.

Os autores concluem que o alto nível de estresse no trabalho está associado à maior ocorrência de isquemias cerebrais entre homens. O estresse aumenta a resposta inflamatória do organismo através da ativação das glândulas hipófise-adrenal e aumenta a produção de um hormônio conhecido como cortisol. O tipo de isquemia mais encontrado foi o de pequenos vasos sanguíneos(p.ex., glioses e infartos lacunares), localizados na substância branca subcortical do cérebro, decorrente de microangiopatia (doença de pequenos vasos).
Este trabalho é mais um em meio a outras evidências científicas de que o estresse é capaz de gerar problemas físicos que podem interferir na qualidade de vida e saúde a longo prazo.
Fonte:
Prospective Study on Occupational Stress and Risk of Stroke
Author(s): Tsutsumi A, Kayaba K, Kario K, Ishikawa S.
Arch Intern Med 2009;169:56-61.

6 comentários:

Anônimo disse...

Estou de pleno acordoem fecharem algumas clinicas psiquiatras, porém esqueceram de onde e como ficariam pacientes sem condições financeiras de inernações, assim cresce ainda mais o preconceito e o descaso. é muito bonito falar , porém é triste o descaso. sou um esquisofrenico, e depressivo, sei como é viver sem condições.

Anônimo disse...

Boa Noite Dr.Leonardo,
> Escrevo em nome da minha mae ,que fez uma ressonancia e o resultado deu
> raros focos de gliose por microangiopatia arterioesclerotica.No
> eletroencefalograma digital revelou sinais de disfunçao cortical focade
> carater irritativo em l, regiao fronto temporal a esquerda.E o ultrasom de
> carotida deu placa heterogenea extensa, de superficie irregular, de
> aproximadamente 35%, no terço inicial da carotida interna direita.
> Mediante esses resulatdos estava sendo tratada com sinvastatina de 20mg para
> diminuir a placa de gordura da carotida. So que na ukltima consulta a medica
> me receitou alois e disse que a minha falta de memoria"falta de
> concentraçao" estava sendo um inicio de demencia de4 alzheimer!!! estou em
> choque ate hoje.Isso foi na semana passada...Nao posssuo praticamente nenhum
> quadro clinico de alzheimer e tenho 59 anos....Sera que o Sr.poderia me dar
> uma luz??? meus exames sao todos normais, exceto claro o de colesterol que
> um pouco acima do maximo.Me ajude...Pois nao estou aceitando a resposta de
> demencia de alzheimer.Trabalho como enfermeira 2 dias seguidos e folgo 1dia
> e procurei 1 medico porque estava com dificuldades de assimilar algumas
> conversas, chegoas vzes a perguntar a mesma coisa 2 ou tres vezes no
> maximo.Estou cansada,deprimida, por problemas familiares com o meu filho. Me
> ajude!
> Atenciosamente

Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira disse...

Pelo seu relato pode realmente não ser Alzheimer, mas talvez seu médico tenha diagnosticado um quadro que chamamos de Déficit Cognitivo Leve ou Déficit cognitivo mínimo, que pode ou não evoluir para uma Doença de Alzheimer no futuro. O Alois, cujo princípio ativo é a memantina, é um medicamento com ação anti-oxidante e neuroprotetora, que pode funcionar como prevenção de uma futura evolução, embora não se tenha estudos suficientes que comprovem esta ação. No Brasil a memantina tem somente sua indicação aprovada para a Doença de Alzheimer já instalada, mas já li estudos que falam de sua ação em outros casos, como na demência vascular, por isso é uma medicação utilizada também em pessoas que possuem doença cerebrovascular. Um abraço!

Anônimo disse...

Olá boa tarde Dr. Leonardo.
Recentemente fiz uma tomografia devido a dores que sentia da região do pescoço, até a nuca se estendendo para,o lado direito do cranio. O resultado foi uma mal foramção venosa.
Fiz uma RM para esclarecer melhor o problema. E o resultado foi uma Mal Formçao Arterio Venosa Dural.
Os riscos da embolizaçao são grandes, conviver com o problema parece ser menos arriscado. Me ajude por favor a esclarecer melhor o problema visto que um neurocirugião disse que posso ter um avc a qualquer momento. OBRIGADO>

aparecida disse...

olá dr. Leonardo o senhor é um enviado de Deus para ajudar e tirar tantas duvidas das pessoas que sofrem com tantos problemas muitas vezes sem saber o que está acontecendo com elas mesmas,que Deus o abençoe e lhe conserve assim,um grande abraço e um feliz natal.Aparecida. Teixeira PB

aparecida disse...

Boa noite dr.Leonardo meu nome é Aparecida e tenho um irmão de 54 anos que está com um problema de Lesão Hipodensa aparentando uma massa branca e formato anatômico, este problema está causando muito sofrimento nele ,os sintomas mais constantes são fortes dores de cabeça e dificuldades de enxergar , mesmo tendo levado ele em um neurologista e um neurocirurgião eles ainda não explicarão o signifcado deste problema por favor se o senhor puder me tire esta duvida estou muito preocupada,e não sei como ajudar o meu irmão,desde já o meu muito obrigado.Eum Feliz Natal.