VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

18 de maio de 2009

Reportagem sobre Esquizofrenia no Site da Revista Contigo

Vale a pena ler a reportagem "Esquizofrenia - Realidade na ficção; ficção na realidade", da jornalista Roberta Viganó. Ela traça um paralelo interessante entre a novela Caminho das Índias e a vida real e abrange os principais temas da doença.
Acesse pelos links:

4 comentários:

Anônimo disse...

oi doutor tudo bem. gostaria de saber se uma pessoa esquizofrenica consegue viver com a doença,sem tomar medicaçoes antipsicoticas... ou se ele so tomar antidepressivos estabilizadores de humor ou anticonvulsivantes, ou benzopiadenicos, tipo diazepam e rivotril, sem antipsicoticos, o paciente esquizofrenico, vive bem? ou esse mesmo? tera que tomar tambem essa medicaçao? abraços

Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira disse...

O antipsicótico é fundamental no tratamento da esquizofrenia e não pode ser substituído por outros medicamentos, como ansiolíticos, antidepressivos ou estabilizadores de humor. O antipsicótico é o único que trata efetivamente os sintomas e previne as crises de recaída. Visite o Portal Entendendo a Esquizofrenia para mais informações. Um abraço!

Anônimo disse...

muito obrigado doutor. entao uma pessoa que nao usa antipsicoticos? e usa por exemplo essas outras medicaçoes citadas anteriormente, provavelmente ela nao tem esquizofrenia... pq realmente um esquizofrenico nao consegue se tratar sem antipsicotico? abraço

Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira disse...

Se ela tem esquizofrenia e não usa antipsicóticos, ela está em risco maior de recaídas e novas crises. É o diagnóstico que deve nortear o tratamento e não o inverso.