VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

5 de agosto de 2010

Artigo Jornal O DIA: Os tabus da esquizofrenia


Leiam meu artigo, publicado hoje no Jornal O DIA. Cliquem na imagem acima ou acessem o link

http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2010/8/leonardo_palmeira_os_tabus_da_esquizofrenia_101031.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr.Leonardo,

Sou portadora de esquizofrenia e de acordo com minhas pesquisas pude constatar nos noticiarios, dois casos de pessoas com esquizofrenia que faleceram em consequencia do tratamento que receberam depois do primeiro surto, seja por uma internaçao por 4 dias ou meses sem ter nenhum familiar que o apoie por perto como acompanhante durante a internaçao. Porque quando um paciente tem um surto pela primeira vez, o desconhecimento da doença pelos familiares e nulo, ou seja, eles tb precisam de apoio psicologico para lidar com o doente.E muitas das vezes, o medico psiquiatra por sua ignorancia, começa a dizer aos pais do doente, que e uma doença que nao tem cura e sugerem logo eletroconvulsoterapia e excesso de mediamentos, a meu ver isso e uma tortura e um modo de exterminar o doente, e o resultado da impotencia dos profissionais de saude em relaçao a um ser humano. Alem disso, em razao do estigma, a expectativa dos pais diminuem em relaçao ao filho doente, e natural que os pais passem por um periodo de ajuste construtivo para aceitar a doença. Ocorre que a rejeiçao inconsciente do pais e dos medicos podem acabar prejudicando o bem estar do doente, a convivencia social e a sua sociabilidade, porque um doente precisa acima de tudo ser aceito pelo meio.Atualmente sou uma estudiosa do assunto esquizofrenia, e procuro me informar ao maximo sobre a doença, de forma que ao me conscientizar das dificuldades reais, aprendi a lidar com o estigma, e fazer com que meus familiares compreendam que a esquizofrenia tem cura, pois a medida que valoriza-se o potencial do doente, suas qualidades e virtudes, encontrando outros meios em que ele possa crescer e se desenvolver como ser humano com apoio e afeto acontece o nascimento de uma nova pessoa, e para que isso aconteça ,eu recomendo terapia com a psicologia de base humanista, assim conseguiremos recuperar a auto estima,sua valorizaçao como pessoa e a felicidade de viver de forma saudavel, amando a si e aos outros, aprendendo a lidar com as dificuldades, vivenciando a liberdade de ser feliz.