VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

25 de janeiro de 2011

Angústia x Pânico: como diferenciá-las?


O termo angústia deriva de Angst, que em alemão significa "medo". De fato muitos pacientes definem angústia como um medo indefinido, uma apreensão, como se fosse um pressentimento de que algo ruim pudesse lhes acometer, mas a maioria dos pacientes não consegue identificar exatamente as causas para este sentimento. Isto torna a angústia diferente do pânico, uma crise de ansiedade acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, falta de ar, sudorese e sensação de morte, que gera um medo de passar mal ou morrer. No pânico o paciente identifica a razão do seu medo: se ele tivesse certeza de que as crises de pânico não mais ocorreriam, este medo acabaria.

No caso da angústia é diferente. As razões não são facilmente percebidas (podem até ser no decorrer do tratamento e da terapia). Ela também vem acompanhada de sintomas físicos, geralmente um aperto no peito, bem no meio do peito, atrás do esterno. É como se fosse uma dor constante, um desconforto que durasse por dias e o dia inteiro. Ela pode diminuir de intensidade, mas dificilmente desaparece por completo. É diferente do pânico, que vem em surtos ou crises, dá, fica em torno de 20 minutos, e depois desaparece como se não mais existisse, até a próxima crise. A angústia, não. Ela fica ali, como se estivesse querendo dizer algo que a pessoa não consegue entender.

Tanto o pânico como a angústia podem estar presentes em transtornos mentais como depressão, transtornos de ansiedade, transtornos de humor (como bipolaridade, ciclotimia, distimia, estados mistos), TOC, esquizofrenia, entre outros. O tratamento do transtorno de base em geral melhora este mal estar. A psicoterapia também é um tratamento importante, que permite à pessoa identificar e lidar melhor com os motivos que a levaram a este estado.

Leia abaixo a reportagem de Adriana Toledo, publicada na Revista Saúde é Vital deste mês.




Angústia é doença e tem cura

Ela gera um desconforto físico, psíquico e requer tratamento diferenciado. Saiba mais.

Chego pela manhã ao complexo do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e me dirijo ao primeiro andar do prédio do Instituto de Psiquiatria, onde sou recebida pelo chefe do departamento, o psiquiatra Valentim Gentil. Nosso objetivo é definido: caracterizar, com elementos concretos, o conceito de angústia. A missão é árdua. “Diferentemente do medo ou da ansiedade, que são experimentados pela maioria das pessoas, a angústia acomete menos de 50% da população. E nunca tive essa experiência, o que dificulta a tarefa de descrevê-la com precisão”, confessa. “Em geral, meus pacientes relatam uma agonia mental sem gatilho aparente, atrelada a um sufoco semelhante ao da asma, e uma dor ou compressão no peito”, descreve.

Incentivar o diagnóstico e um tratamento personalizado é a proposta de Gentil, que assina o artigo intitulado Why Anguish? — em português, Por que angústia? —, que acaba de ser divulgado na publicação científica inglesa Journal of Psychopharmacology. Isso porque, nas discussões entre especialistas do mundo todo, o sentido dessa emoção se esvaziou ao longo do tempo. E frequentemente ela é confundida com o distúrbio de ansiedade ou de pânico.

“Mas são comportamentos mentais diferentes, com padrões de ativação cerebral distintos”, defende Gentil. “A ansiedade é uma apreensão exagerada em relação ao futuro, enquanto a angústia é um sofrimento relacionado ao presente.”

Munida dos esclarecimentos sobre as manifestações físicas do sintoma, sigo ao consultório da psicanalista paulistana Maria de Lourdes Félix, que auxilia Gentil nas pesquisas sobre a face psicológica da angústia. “Meus pacientes costumam levar as mãos ao peito e reportar um sentimento de vazio. Sentem conflitos diante das inúmeras possibilidades de escolhas no dia a dia e questionam o sentido de sua existência”, conta. “Em casos extremos, essas pessoas são dominadas pela introversão. Elas perdem a capacidade de análise, de lidar com o cotidiano, de interagir socialmente. Ficam paralisadas.”

À luz do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855), a psicóloga Marília Dantas, da Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, traduz o mal-estar: “O ser humano sente desamparo, incerteza, falta de controle diante da liberdade de decidir. Optar por um caminho significa correr riscos, abrir mão das alternativas. Isso é angustiante”.

Reconhecer um quadro de angústia é uma função que cabe a especialistas. Mas os angustiados de plantão podem contribuir, fornecendo detalhes de como se sentem. É o que constatei nas conversas durante os trajetos de consultório em consultório. A pergunta que fiz a motoristas, recepcionistas, colegas e pedestres com quem cruzei no caminho era sempre a mesma: o que é angústia para você? As respostas variaram. “É pensar como seria minha vida se eu tivesse estudado psicologia.” Ou “É um beco sem saída dentro do peito”. Ou ainda “É uma incerteza sobre as consequências das decisões que tomei”.

Infelizmente, a maioria dos angustiados só procura ajuda especializada quando a sensação ruim beira o insuportável. “Eles chegam ao pronto-socorro com dor e opressão no tórax, peso e desconforto no peito”, confirma o cardiologista César Jardim, supervisor do pronto-socorro do Hospital do Coração, em São Paulo. Os sintomas se assemelham aos de problemas cardiológicos, como infarto. “Mas os problemas cardiovasculares só se confirmam em 30% dos casos”, estima. Ele conta que, depois de realizar exames e apontar que o sujeito está em condições perfeitas de saúde, os pacientes confessam que vêm se sentindo nervosos e… angustiados.

Quando é assim, excluída a presença de doenças físicas, o passo seguinte deveria ser a visita a um psiquiatra. “Há hipóteses de que a angústia seja desencadeada por uma maior ativação de uma região chamada ínsula, no córtex cerebral, relacionada à percepção de funções viscerais, como as do coração, do diafragma e dos pulmões”, explica Valentim Gentil. “Por isso, acreditamos que suas vítimas possam responder bem a calmantes chamados benzodiazepínicos, a alguns antipsicóticos e a uma classe de antidepressivos conhecida como tricíclicos”, continua. “A imipramina é um dos principais medicamentos desse grupo e se mostra eficaz, apesar de promover eventuais efeitos colaterais, como tonturas e alterações cardíacas”, completa seu colega Jair Mari, da Universidade Federal de São Paulo. Essa droga modula neurotransmissores como a noradrenalina, substâncias que agem no cérebro e controlam as emoções.

O ideal é complementar esse tratamento com o de um psicólogo ou psicanalista. “Trabalhamos o desenvolvimento emocional, fazendo com que o paciente reflita e traduza seus pensamentos, criando condições para contornar sentimentos que julga insuportáveis”, explica Maria de Lourdes. A angústia é, portanto, um problema de saúde e necessita de acompanhamento. Se ela anda sufocando-o, chega de sofrer em silêncio: busque auxílio e afrouxe, de vez, esse nó dentro do peito.

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0324/bem_estar/conteudo_563179.shtml

10 comentários:

Anônimo disse...

ola, tenho 30 anos, sou mestrando e professor universitário, mais tenho um problema q me atrapalha mt, qd vou falar em publico (fora da minha zona de conforto) ou uma reunião simples com coordenadores, fico mt nervoso, minha mão soa, diareia, um segundo parece ter uma hora, percebo qts vezes eu pisco os olhos, a formação da saliva e nesse momento sinto algo por dentro de mim, tipo tontura, acelração do coração, isso td mesmo eu sendo bem preparado! Isso vem me atrapalhando profissionalmente, pensei em tomar ansitec ou junto um anti-depressivo, oq o sr. me indicaria no inicio do tratamento? obrigado, Eduardo.

Anônimo disse...

acho que estou sentindo isso, apesar de ter sido diagnosticada como crise de pânico ou episódio de ansiedade.... mas, não tenho medo de uma coisa definida, de morrer ou de sair de casa. Só a angústia, sensação física de dor no peito, frio, opressão nas costas. E tudo fica ruim. E só se pensa que tudo vai dar errado. Seu marido vai te deixar. A filha sair de casa. Não vai conseguir trabalhar. Vai ficar sozinha. Sem amigos. Mas, não quis tomar remédio. No meu caso procurei refúgio na religião e na terapia e venho conseguindo vencer as crises que são espaçadas e não me acompanham diariamente. para os lerem esse blog e quiserem compartilhar suas vivências comigo crieu um diário tb: http://raquel.p.zip.net/

Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira disse...

Eduardo, sugiro que procure um psiquiatra. Você refere sintomas que chamamos de fóbico-sociais e isso tem tratamento! É preciso fazer uma avaliação diagnóstica para iniciar um tratamento específico. Boa sorte!

Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira disse...

Raquel,

parece mesmo angústia. Que bom que a terapia e a religião estão te ajudando, mas não hesite em procurar uma ajuda médica se sentir que os sintomas não estão melhorando. Boa sorte e um abraço!

Anônimo disse...

dr leonardo por favor me responde uma pergunta porque os antpsicoticos atipicos nao faz efeito pra algumas pessos muito obrigada

Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira disse...

Esta não é a minha experiência. O problema é o que está chamando de efeito? Os antipsicóticos típicos causam mais impregnação, podem deixar a pessoa travada, já os atípicos causam pouco ou simplesmente não causam isto. Isto leva a algumas pessoas confundirem que o atípico é mais fraco do que o típico. Na minha opinião, sabendo trabalhar com os atípicos, eles não só são melhor tolerados do que os antigos, como são bem mais eficazes. Um abraço!

Anônimo disse...

dr gostaria de marcar uma consulta queria saber seu endereço clinica ou hospital ou telefone de contato se possivel meu email e mariaruteal@hotmail.com

Anônimo disse...

dr.sinto uma angustia muito grande nao consigo sair de casa pra nada sinto muita dor no peito e penso que vou morrer do coração nao sei mais oque fazer faço tratamento psicologico ja faz um tempo mais nao vi melhoras ainda oque o senhor acha que tenho tenho dores pelo corpo todo e horivel..mande uma resposta por favor

dayse disse...

olá doutor tomei olcadil por tres meses e parei e passei muito mal ,pois tenho sindrome do panico . o que eu devo fazer voltar tomar de novo e ele realmente é indicado para a sindrome ?

Deise disse...

Dr tomo olcail 1mg á 2 anos , comecei tomando todos os dias e agoro tomo meio um dia sim e outro não , mas se fico 3 dias sem tomar me sinto muito mal , vontade de vomitar , falta de ar , tenho medo de ter uma convulsão ou uma paradacardiorespiratótia , o que deco fazer , desde já obrigada .