VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

23 de dezembro de 2011

Feliz Natal e um 2012 de muitas realizações!


Vamos aproveitar o espírito natalino e olhar mais para aqueles que precisam da nossa atenção e de nosso carinho. Esta é uma data em que as pessoas costumam ter mais compaixão umas pelas outras, as confraternizações de trabalho, reuniões de família e os encontros com os amigos costumam acontecer num clima mais positivo, em que as diferenças são postas de lado. Que este espírito mais fraternal permaneça em nós no ano que está por vir.

Vivemos em uma sociedade individualista, voltada para o imediatismo e o consumismo desenfreado, em que os valores estão mais no que se tem do que no que se é. Vivemos uma carência de subjetividade e afeto, em que muitas relações tornaram-se descartáveis à medida em que não "servem mais para o uso". Deixamos de perceber no outro a sua singularidade e esta é uma forma de não percebermos a nós mesmos. Quando deixamos de trocar com o outro, paramos também de evoluir e perdemos a nossa capacidade de inovar.

Influenciados pela cultura do descartável repetimos comportamentos sem nos darmos conta da crueldade com que agimos com as pessoas que não rumam neste mesmo sentido ou que não se moldam a estes valores. A nossa sociedade tem assim provocado mais segregação do que união. A família é muitas vezes um reflexo desta realidade. A mudança deve partir de dentro dela: na educação, no respeito mútuo e na convivência entre seus membros, procurando romper com o estado atual das coisas.

Portanto, mudar nosso comportamento, não só numa época festiva como esta, é crucial para quem quer somar ao invés de subtrair. Aí vão algumas dicas:

1) Sua presença é o maior presente! Só estando lá para ouvir e falar, e também visitar as pessoas que podem estar sozinhas durante o período festivo, pode fazer uma grande diferença para alguém neste Natal. Você não precisa ser um especialista em saúde mental para apoiar um amigo ou um membro da sua família que esteja mais vulnerável.

2) Se você sente que precisa de apoio, reserve um tempo para conversar com amigos ou familiares sobre suas preocupações ou dúvidas. Falar pode ajudar a buscar o foco e colocar as coisas em perspectiva.

3) Tire um tempo para si mesmo, para refletir sobre a vida e sobre as pessoas que você ama. Perceba como tem agido e qual a resposta tem recebido delas. Se estiver estressado ou chateado, dê uma caminhada, ouça uma boa música ou pegue um livro para uma leitura rápida.

4) Coma bem, beba com moderação e encontre formas divertidas de ficar ativo. Cuidar da sua saúde física durante o Natal pode ser um bom caminho para proteger a sua saúde mental também.

5) Tenha uma boa noite de sono. A emoção e o estresse do Natal mais ir até tarde da noite para estar reunido com seus entes queridos pode afetar o sono. O importante é estar bem descansado para que você possa se sentir bem.

6) Lembre-se de relaxar. Compense as responsabilidades e o trabalho com as atividades de recreação e lazer, e se dê um tempo livre quando sentir que precisa. Os exercícios de respiração, meditação ou yoga ajudam a relaxar.

7) Tente não fazer tudo sozinho. Pedir aos outros que compartilhem as tarefas com você, como cozinhar, limpar, decorar ou embrulhar os presentes, é importante para garantir que você não se sinta estressado ou sob pressão. É uma boa oportunidade também para unir as pessoas e conversar sobre outras coisas.

8) Lembre-se da arte de dar. Natal não é só receber presentes, é sobre o espírito de dar também. Por que não alegrar o dia de alguém? Ofereça seus serviços para uma instituição de caridade que fornece refeições de Natal ou visite um vizinho idoso, um amigo ou parente que pode estar vulnerável neste momento. Fazer algo generoso pelos outros pode fazer você se sentir bem consigo mesmo.

9) Não coloque pressão sobre si mesmo para que tenha um grande momento. A expectativa de que todos devem ser felizes e se divertir no Natal pode deixar você pra baixo e esgotado, portanto, se tranquilize de que não se sentir alegre é completamente normal e muitas pessoas se sentem da mesma maneira. Procure respeitar a emoção do outro se ele não compartilha do mesmo estado de espírito.

10) O Natal não tem que ser perfeito. Alguns dos melhores momentos da vida são quando as coisas não saem como planejadas e você se vê no desafio de fazer as coisas acontecerem.

Tenha um Natal alegre e divertido e um 2012 de muita saúde, conquistas e avanços pessoais. Esperança, sobretudo esperança de que dias melhores virão e que o futuro só depende de nós!

Nenhum comentário: