VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

6 de março de 2009

Depoimentos

Tenho recebido muitas mensagens com depoimentos e experiências pessoais enriquecedoras, mas que não posso dividir com vocês, pois são enviadas para meu e-mail pessoal. Então, decidi criar esse espaço, para que o leitor possa relatar suas experiências, seus sintomas, deixar sua dúvida ou pedir uma orientação. Continuarei respondendo a todos! Basta você deixar seu depoimento em "comentários", que logo postarei minha resposta.
Esta é uma forma de trocarmos algumas idéias sobre a psiquiatria e a neurociência a partir de relatos reais, que exemplificam melhor os temas abordados em meus artigos.
Espero que dê certo! Mas vocês podem também continuar mandando mensagens para blogdrpalmeira@gmail.com, que terei o maior prazer de responder.

239 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 239 de 239
jane teresinha fuchs valerio disse...

Boa Tarde! Dr,minha filha tem 13anos e há mto tempo tem fortes dores de cabeça na regiõa frontal,o pediatra dela pedia para que fizesse um tomografia de crânio sem contraste, e o resultado foi; Ectasia do sistema ventricular supratentorial. Peço por gentilesa que o Sr me explique o que significa. Desde já agradeço. Ass: Jane

lilika disse...

Oi Doutor eu perdi meu noivo recentemente e nao estou conseguindo superar isso. Gostaria que o doutor me explicasse o porque nao aconteceu nada quanto tentei me matar. primeiro tomei 10 comprimidos de olcadil 2mg junto com 30 de buscopam composto e nada aconteceu. Na segunta tentativa tomei apenas 12 olcadil e 5 zoloft. e tambem nada aconteceu. o Sr pode me explicar o que aconteu? por que nao fez efeto algum.
Obs. Nao vomitei, nao tive diareia e nem dores fiquei apenas um pouco sonolenta durante o dia

Artesanato em sabonetes e Deo Colônias disse...

Olá. Sou Simone e meu Esposo Roger teve um trauma muito forte no lado direito (na fronte)há uns 20 anos. De lá pra cá ele sofre umas dores fortíssimas na cabeça que dura em média uns 3 dias. No fim do ano passado ele começou com umas crises de ausência do tipo estar conversando e parar, olhar pro nada(dura uns 2 minutos)- às vezes pede pra gente continuar a falar com ele(pra ver se ele volta). Tem 3 meses começou a vomitar em jato(sem sentir enjôo antes). Há 1 mes ele dormiu e só acordou 24 hs depois(foi acordado). Ficou com uma prostração, só deitado, sem querer comer, sem se mexer, com zonzeira (caiu sem perder os sentidos, sem conseguir pisar direito(os pés não obedeciam-estavam moles, dobrando).A zonzeira dá também qdo dirige e para num sinal (pensa q o nosso carro ta indo pra tras qdo, na verdade, os outros andaram)Eletroencefalogr, TC esangue-hormonal, normal. Só a RM deu:"Pequena area de sinal semelhante ao liquor em todas as sequencias, não captante contraste. córtico-subcortical do lobo temporal direito, associada a discreta acentuação dos sulcos em corrêspondência, sugestivo área de encefalomalácia". Os 2 neuros que já o atenderam disseram que o tratamento é com remédios(Torval cr 300mg). Não seria necessário fazer + exames? É só sistema nerveso mesmo? Estamos preocupados. Nos ajude por favor.

Bianca disse...

Doutor, meu nome é Bianca, tenho 32 anos e sou advogada. Tenho depressão a mais de 5 anos, já tomei muitos remédios e também tentei suicídio ano passado. Passei por vários psiquiatras e psicoterapeutas competentes mas ainda me sinto perdida. Até semana passada estava fazendo uso de EXODUS 10MG, TRILEPTAL 300MG E RIVOTRIL 2MG. No entanto senti que precisava de alterar alguma coisa pois estou muito sem paciência, não tenho ânimo e nem vontade de fazer nada. Tenho duas filhas, não consigo me relacionar com ninguém, porém acho que isso é o menos importante disso tudo. Então procurei um psiquiatra e ele fez ajustes nos meus remédios, me passou LEXAPRO 15MG E TORVAL 500MG, JÁ estou fazendo uso a uma semana mas senti uma piora significante, não sei o que fazer. Vi seu último comentário e longe de mim indúzi-lo a mudar meu tratamento, só peço se possível que expresse sua opinião sobre essa incansável luta de sobrevivência. Só queria ser feliz, voltar a ver o mundo com outros olhos. Desde já agradeço. Um grande abraço, Bianca.

Ana Paula disse...

Oi Dr. Meu irmão com 24 anos sofreu TCE grave, o acidente ocorreu em agosto de 2009, como moro no RJ e ele em Araruama não tenho como acompanhar ele no médico e as informações que tenho é muito vaga pois ele vai no médico sozinho, gostaria de mais esclarecimento sobre seu último Laudo da RM, gostaria de sua ajuda.

Olá Dª desculpa, mais vou te passar o Laudo para maiores explicações...
Ressonância magnética do encéfalo
foram obtidas imagens do encéfalo nas sequências pesadas em T1 no plano sagital, sequências FLAIR e para susceptibilidadade magnética no palno áxial e pesada em T2 no plano coronal. O estudo foi complementado com imagens funcionais pesadas em difusão com obtenção do mapa de coeficiente de difusão aparente no plano axial. Após a admistração endovenosa de gadolínio, foram obtidas imagens em T1 nos planos axial e coronal.

Lesões córtico-subcorticais com sinal semelhante ao líquor, circundadas poe glicose no giro frontal inferior e na porção anterior do lobo temporal á direita, determinando acentuação dos sulcos adjacentes, compatíveis com áreas encefalomalácia. Há tbm, áreas com aspecto semelhante subinsulares deste lado.

REDUÇÃO DAS DIMENSÕES DO HIPOCAMPO DIREITO.
ECTASIA DO SISTEMA VENTRICULAR SUPRATENTORIAL.
4° VENTRÍCULOS DE FORMA, TOPOGRAFIA E DIMENSÕES NORMAIS.
DEMAIS SULCOS DA CONVEXIDADE, CISSURAS E CISTERMAS DA BASE DE ASPECTO ANATÔMICO.
TRONCO CEREBRAL E CEREBELO COM INTENSIDADE DE SINAL NORMAL.
AUSÊNCIA DE CAPTAÇÃO ANÔMALADO MEIO DE CONTRASTE.
IMAGENS PESADAS EM DIFUSÃO NÃO MOSTRAM ALTERAÇÕES.

Queria saber se com esse laudo é uma situação preocupante, meu irmão sofreu um TCE em agosto de 2009...

Ana Paula Souza

Anônimo disse...

Olá Doutor,

Comecei a poucos dias um tratamento para enxaqueca com o medicamento Torval 300mg, um comprimido por dia. Gostaria de saber se este medicamento realmente é indicado para enxaqueca e se o uso deste causa ganho de peso.

Anônimo disse...

Olá Dr. Gostaria de saber se há na medicina atualmente estudos ou pesquisas sobre a possibilidade de uma 'futura' cirurgia ou cura para DDA.
E há como receber Ritalina La 20mg 2 cxs./mês pelo SUS com ação judicial se necessária?

Grata Christina.

Anônimo disse...

olá dr. Leonardo Figueiredo, fiz uma ressonancia magnética do encéfalo e gostaria muito q tirasse minha duvida sobre o relatório:
Raros fócos de alteração de sinal (dois) na substância branca periventricular, sem efeito de massa ou realce pelo contraste, de aspécto inespecifico.
Fóco de realce pelo contraste em fundo de sulco parietal direito, incaraterístico.
Agradeço a atenção.

Tatiane Souza disse...

Boa tarde Dr. Leonardo!

Fiquei muito feliz ao encontrar seu blog, pois é um meio muito eficaz de tirarmos nossas dúvidas que não é possível no consultório.
Tenho 32 anos e busquei fiz uma ressonância Magnética e o resultado foi: grandes artérias intra-cranianas de fluxo presente caracterizado por "flow-voids". Peço a gentileza de me esclarecer isso, pois só volto na consulta em janeiro de 2012. É algo que preciso de tratamento urgente?
Desde já agradeço muitissimo!
Tatiane/SP

Dr. Flipe disse...

Dr. Leonardo,
Dado a um episódio no final do ano passado, em que, com uma crise de estresse quase morri, comecei um tratamento com Torval 500mg e 1 mg de rivotril.
Me reestabelece, continuo tomando os medicamentos citados, contudo o Torval foi reduzido para 300mg.
Me sinto ótimo, contudo, fiquei muito feliz em ler um comentario do Dr., dizendo ser o Torval um estabilizador de humor, pois, até então, achava que era remédio pesado e que meu problema era maior.
Parabéns pelo seu trabalho junto aos internaltas.

Flipe

Anônimo disse...

dr leonardo gostaria de uma orientacao sua ja que e muito dificil pra mim ir no seu consultorio sou do interior de sp. o problema e com meu filho que tem esquisofrenia esta estabilizado durante cinco anos tomando antpsicotico antiga geracao. mais agora começou os problemas de efeitos colateral ele esta com muito ressecamento em geral e problemas urinarios gostaria de uma oriemtaçao muito obrigada

Anônimo disse...

Olá Dr!
Meu nome é Romario e sou casado a quase 2 anos. Em fevereiro desse ano minha esposa de 31 anos teve um surto apos passar por um grande stress sintindo os seguinte sintomas sentimento de culpa,achava que queriamos mata-la não comia,nao dormia nem tomava banho isso durante 3 dias.Ela foi internada e medicada com haldol apos 20 minutos ela ja estava normal usou alprazola de 0.5 tambem.So foi feita uma aplicaçao de haldol depois passou para risperidona de 2mg e continuou com alprazolam apos

Anônimo disse...

continuaçao!Apos uns 20 dias tomando risperidona 2 mg alprazolam 0.5 minha esposa começou a vomitar e ficou com a pressao mto baixa. o medico manteve os remedio e ainda possou plasil e exodus 10mg.estou preoculpado com as combinações dos remedios.O senhor me sugere mudar de medico? estou desesperado por favor me de uma luz
obrigada
deus te abençoe

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr tenho 28 anos, Estou com muita dor de cabeça, dor na nuca, e ao pegar no meu cabelo a cabeça doi muito. Mfui a um clinico e ele pediu uma TOMOGRAFIA DO CRANEIO. Meu medo é de um aneorisma, mas por este exame pode descobrir se tenho aneorisma ou nao: o exame deu dentro das normalidades. mas tenho muido medo disso.,me ajude.obrigada. e o que sao Cisternas Encefalicas:
sinti muita pressao na cabeça e de vez enquando enjoada tambem!!
Nao estou dormindo bem, acordo umas 3 vezes para amamentar meu bebe.... me ajude

Anônimo disse...

ola doutor,tenho um filho autista de 8 anos,ele tava muito bem tamava meio comprimido de resperidal,,mudei de cidade e de escola, ja faz 2 anos na escola nao souberam lidar com ele e ele regrediu parou de falar ,so repete palavras....e tava muito agitado,ai o neurologista aumentou a dose pra um comprimido de 1mg,nao adiantou continuava agitado...agora ele ta tomando 1comp.a noite e 1comp de manha,e ele perdeu a motivacao ,interresse por td,principalmente pelas atividades escolares,ai o medico disse se ele continuar do mesmo jeito vai dar de manha 1comp de resperdal e ritalina...to muito preocupada...nao sei qual e o efeito que pode causar...mim ajude por favor...vc acha que devo procurar um psiquiatra?min oriente por favor...abracos

Anônimo disse...

boa noite doutour, estou com uma duvida o que seria pequenas placas calcificadas no bulbo e irregularidades parietais na carótida intrena e externa , sem obstrução pelo estudo com doppler?
há, tanto na carótida direita como na carótida esquerda.muito obrigado por sua gentileza e parabenizo pelo seu blog. abraço.

solange pereira disse...

dr tenho um tio que teve herpe na barrga mais antes ele começou com dor do lado direito que vai ate a face e inha trataram como se fosse herpes mas continua depois foi pedido uma ressonancia e deu poderia ser isquemia ou desmielinização ou gliose ele é hipertenso diabetico e tem todoas as veis obsturida sem cirurgias corre alguns riscos pode me dizer algo obrigado

Anônimo disse...

DR. LEONARDO, MINHA MAE TEVE CONVULSAO E O EXAME RM ACUSOU GLIOSE, ELA ESTA TRATANDO COM NEUROLOGISTA, QUE INDICOU UM REMEDIO PARA CIRCULAÇÃO, POREM AS CONVULSOES CONTINUAM, AGORA E TODA A SEMANA COM INTERVALO DE 6 DIAS. ELA FAZ MUITAS CONFUSÕES E TEM ALGUMAS AMNESIAS, POREM NO OUTRO MOMENTO SE LEMBRA DE TUDO QUE HAVIA ESQUECIDO.TAMBEM TOMA 3 TIPOS DE REMEDIOS PARA EPILEPSIA QUE NAO ESTA CURANDO-A DE EMIDIATO. O TRATAMENTO É ASSIM MESMO? ELA DEVE IR A UM NEURO OU PSIQUIATRA?

Anônimo disse...

Bom dia doutor,
Por favor, preciso de sua orientação, mimha irmã fez uma tomografia e o resultado foi: calcificação nodular de 0,6cm localizado no lobo esquerdo occipital. O que pode ser isso?
Ela tem retorno ao médico do SUS somente em dezembro e estamos muito preocupados. Ela tbém é diabética, tem pressão alta, sente muita dor de cabeça e toma muito analgésico e no último mês tem apresentado os dois pés muito inchados e com muita dor na parte superior. Ela tem 47 anos. Nossa mãe teve alzheimer que foi diagnosticado quando ela tinha mais ou menos 67 anos.
Agradeço muito por sua resposta.
Lúcia

Kris disse...

Prezado Doutor,
minha mãe foi diagnosticada com Parkson tem 6 anos.Toma Sifrol e Prolopa e como calmante Lorax.Depois de algum tempo começaram os esquecimentos,gradativamente,agora por último teve e acho que pode se chamar de surto,quando achou que tinham meninas em casa,que meu irmão estava vivo e meu pai também.Passou a tomar procimax,(glicose alta )e bezafibrato,(triglicerídeo).Agora ela dorme o dia inteiro e nem quer
ir mais a Universidade da Terceira Idade.O que que posso fazer?Sou eu e ela sozinhas e sem empregada.Agradecida,
Kris.
P.S Ela tem 87 anos.

Maria Arlete disse...

Por favor lê é URGENTE:
minha mãe fez uma Ressonância Magnética de Crânio a Conclusão foi:Pequenos e Tênues focos de Hipersinal em t2 na substância branca subcortical,de aspecto inespecífico,podendo estar relacionados a espaços perivasculares ou áreas de gliose.

Anônimo disse...

Por Favor URGENTE
minha mãe fez uma ressonância magnetica de Crânio a Conclusão foi:pequenos e Tênues focos de hipersinal em t2 na substância branca subcortical,de aspecto inespecífico,podendo estar relacionados a espaços perivasculares ou áreas de gliose.Oque isso significa?obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde,
Tenho 40 anos e tenho trauma desde a infância,pois minha mãe foi embora quando eu tinha uns 6 à 7 anos.Quando eu tinha aproximadamente 10 anos,eu comecei a ter medo de tudo,eu me sentia deprimida e triste.Se eu fosse pegar um ônibus,meu coração desparava de pavor,pois tinha medo de pegar ônibus errado,ou de fazer alguma pergunta ao trocador.Conclui meus estudos com 34 anos com muita dificuldade de aprender.Eu resolvi procurar ajuda por estes motivos e por que eu resolvi tirar minha CNH,foi ai que minha ficha caiu.A cada prova que fazia eu ficava reprovada,meus lábios ficavam seco e branco,meu coração faltava pouco para sair para fora,as pernas tremia junto com o corpo.
O médico que procurei me pediu um mapeamento celebral,e nele estava escrito que sou anormal.Bom,só sei que tomo vários remédios de tarja preta,sou bipolar,tenho depressão. A minha pergunta é:tenho cura nessa idade?
Essa doença pelo tempo, sem tratamento virou crônica?
Desde já Agradeço.

Anônimo disse...

Bom dia Dr.!! Sou Sueli Castro,deficiente auditiva bilateral desde 2002, tenho 48 anos e desde 2009 tive um problema com muita dor de cabeça sem controle e fazendo RM constataram "Lesão expansiva extraparenquimatosa, na fossa craniana posterior, sugestiva de miningioma". Os médicos sugeriram remoção imediata por ainda estar pequeno. Assim entrei para fila de cirurgia no Hospital das Clinicas de BH e como ainda não saiu, venho fazendo acompanhamentos frequentes de RM e que ontem fui buscar mais um resultado e fiquei ainda mais chocada com o Resultado: Além do Meningioma, consta "presença de pequenos focos de sinal hipertenso no FLAIR E T2, na substancia branca subcortical, provavelmente relacionados a gliose/ desmielinização".Entrei em panico e resolvi pesquisar e achando seu blog. Se pudesse me orientar. Já tenho visitado muitos médicos, mas esse diagnóstico foi ressente. Tenho médico apenas mes que vem. Me dá uma luz!! Tenho uma vida agitada, pois cuido de 2 idosos (pais) com problemas de Hepatite C terminal e psicológicos. Tenho um filho de 5 anos e tenho memoria boa com esquecimentos pouco frequentes, mas me irrito facilmente. Humor alterado, talvez pelo cançaso, vida sedentária, pois não tenho tempo pra nada. Me dê uma luz, pois muitos precisam de mim. Quem devo procurar? O meu neurologista ou um psiquiatra? Obrigada. speriard@yahoo.com

Anônimo disse...

Boa noite Dr.



Precisaria que me tirasse uma duvida minha mãe caiu recentemente e apresentou dores de cabeça somente, mas nenhum outro sintoma, fez tomografia e acusou este resultado:

Pequena área hipodensa em região nucleo capsular à direita assim como outras assim como outras junto ao corno do ventricuo lteral deste lado prevenientes de sequelas de isquemias laterais prévias.



Vamos marcar o retorno com o neuro mas gostaria que se me pudesse adiantar se tem alguma relação com o tombo que teve e do que exatamente se trata é alguma coisa relacionada ao trauma,sei que isquemia é um episodio com ausencia de oxigenação, mas pode estar relacionando a alguma doença degenerativa ou principio de AVC, pois não teve calcificação nas arterias deu tudo normal. Estou um pouco anciosa e preocupada se puder me tirar essa duvida.



Desde já agradeço a atenção.

Anônimo disse...

Olá! tenho um filho de sete anos que foi diagnosticado com deficit de atenção o neuro quer dar o medicamento disse a ele que o meu filho tem valva aórta bicuspide com leve insulficiencia valvar, ele pediu a recomendação do cardio dele, que disse não haver problemas em dar a medicação,ritalina, mas mesmo assim ainda tenho receio, pois lí que este tipo de medicamentos pode causar morte súbita em alguns pacientes com problemas cardiacos. Gostaria de uma segunda opinião. Obrigada!

Anônimo disse...

Como vai doutor?
Sou Bipolar e tomo o geodon 40mg porem esta medicaçao foi me passada recentemente pois eu tomava o Zyprexia antes. Como nao deve ser novidade para o Senhor eu ganhei alguns kilos.
Gostaria de saber se o Geodon pode ser associado com o femprororex pois realmente acredito que minhas crises serao ainda maiores se eu permanecer os estes kilos a mais, nao sei conviver com sobrepeso.
Tenho atividades fisicas diarias alem de participar de corridas de rua e meia maratonas e etc. Corro bem e longas distancias (tais treinamentos sao monitorados por profissionais), faço musculaçao 3 vezes por semana para fortalecimento muscular uma vez que a corrida é um esporte de impacto.
Mesmo com todos os meus esforços nao aceito estar com sobrepeso pois sei que tambem afeta meus rendimentos na corrida, optei por procurar um medico que me receitou o femproporex e a sertralina, teria algum problema se eu usar estas medicaçoes juntamente com o geodon ?
Agradeço desde já

Anônimo disse...

Bom domingo, Dr. Leonardo Palmeiras, meu nome é Rosa Ivone, estou muito feliz com o que o sr. está fazendo por pessoas tão fragilizadas e com diagnósticos tão difíceis de compreensão.
Bom , gostaria que o sr. me explicasse o que é uma ECTASIA CEREBRAL E QUAL O TRATAMENTO. Conheci um rapaz de menos de 30 anos com esse diagnóstico, o maior problema dele está na ´parte motora, equilibrio, pra sair ele depende de outro. Gostaria de ajudá-lo é por isso que preciso que o sr. me nortei o que e como devo fazer . é reversível?
Já foi diagnosticado . Ele não toma nenhum medicamento. ele só disse que é uma diminuição dos neurotransmissores, afetando o cerebelo. Abraços, que Deus lhe dê muito estímulo neste trabalho e saúde.

Anônimo disse...

Bom reescrevo tudo pois não sei se meu comentário foi postado.Caso haja duplicidade Desculpa.

Bom,amo minha namorada e aconteceu um problemão.Devido a fatores começei a pergunatar sobre o passado dela,pois por alguma razão ja se havia dúvida e receio.
Desde que tudo foi dito,Há visões intrusivas na qual ela assume o papel com outro cara.Os gatilhos não me parecem claros.Exemplificando,quando um amigo meu falou que pegou uma mulher e fez isso ou aquilo,ela assume o lugar da mulher e me sinto terrivelmente mal.
Não há gatilhos especificos muitas vezes,os pensamentos vem e simplismente devastam meu estado emocional.Experimento diversas emoções negativas,como angústia,irritabilidade,tristeza profunda e ciúmes mas este último não sinto como mais intenso por incrível que pareça.Talvez angústia e tristeza uma espécie de desgosto.Bom são intrusivos demais por fim.Tivemos várias brigas,e desde que percebi que havia muito mais algo de errado em mim do que nela,decedi buscar ajuda e fui ao psicólogo.Não ajudou muito,na verdade nada ou muito pouquinho.Desque percebi os absurdos das minhas emoções e o quanto eram sem contexto tentei preserva-la ao máximo e nunca fiz nem nunca faria qualquer tipo de agressão física mas houve verbais por mais que eu tentasse me segurar.Logo tentei terminar o namoro de modo que pudesse cortar o mal pela raiz,e como o esperado senti uma falta dela enorme.A amo muito e ela também.Ainda há volta nossa relação esta por um fio de cabelo.
E minha última cartada seria investir em um tratamento mais eficaz pois ela é muito parceira e companheira e sempre esteve ao meu lado.Houve uma numeraçã específica que grudou na minha cabeça e prevalece constantemente que condiz não ao número de caras com qual ela teve relações mais com o qual eu julguei exagero.Peço encarecidamente ajuda.
Os gatilhos são qualquer coisa,e as vezes vem do nada.Não sei mais o que fazer.Sinto que necessito da muleta do remédio.Parece que sinto isso.Por Deus responda minha dúvida.

Há tratamento para isto?Podemos ser felizes juntos?Já tratou casos do gênero e obteve sucesso?Há amo demais,e ela também.E o termino por mais contraditório que pareça foi por amor pois percebi que estava fazendo mal a ela também.Ela quer voltar ainda tenho certeza.MAS preciso dessa luz porque se não valeria a pena tentar.HÁ CURA?
Não tenho muita disconfiança dela no presente de fato sei que me é leal.Isso me parece mais uma idéia obssesiva,e não ciúme patológico.Ou os 2 sei la.
AJUDA POR FAVOR
TEM TRATAMENTO PARA ESTE TIPO DE CASO?
MUITO GRATO DESDE JÀ.ME AJUDE!

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr. Leonardo,me chamo Antonio, há alguns meses venho sentindo um desconforto no pé direito, fiz um exame de raio X, e no laudo acusou uma tênue calsificação vascular, gostaria de saber o que isso significa? Grato e Boa Tarde

Anônimo disse...

Eu li a sua resposta sobre depressão psicotica ser igaul ao transtorno bipolar, acho que uma coisa não tem nada a ver com outra, abipolaridade faz picos de humor, e quando faz depressão consegue retornar ao normal e então faz mania, a depressão psicótica não alterna de humor, como uma coisa como depressão pode ser igual a outra coisa tão diferente que é a bipolidade?

Anônimo disse...

Eu tenho uma observação talvez meio bizarra. Tenho contato com esquizofrênicos e por conta disso leio um pouco sobre a doença. Confeso que o que me impressiona não são os delírios dos pacientes. Delírios como aquele do Yuri, do livro "Entendendo a esquizofrenia", não são mais absurdos do que a astrologia, por exemplo. E para ouvir vozes falando mal de você pelas suas costas não é preciso ser esquizofrênico. O que me impressiona nesses pacientes não é o delírio em si, mas a reação emocional que eles têm, e o fato de que não conseguem, como os "normais", relativizar suas percepções da realidade. Se escuto alguém falar mal de mim pelas costas, a principio ponho em duvida. De quaquer forma, isso não me perturba muito. Quanto à teoria do Yuri, bem, se ela fosse real, nada haveria a fazer, se não continuar vivendo. Assim que me parece que o problema da esquizofrenia está além da falta de contato com a realidade. Estou errada? Porque os "normais"conseguem relativizar as próprias percepções e o conceito de normalidade, e os esquizofrenicos não?

Anônimo disse...

Caro DR LEONARDO,preciso de uma orientação; meu nome é ALCIONE tenho 34anos e o ano passado tive um problema de saude que foi diagnosticado com avci, porem nenhum exame acusou o problema,não tenho sensibilidade do lado esquerdo mesmo assim os exames inclusive a tc,a ressonancia e angioressonancia estão normais.Os médicos agora vão tentar o diagnostico pelo liquor e us das carótidas, mas me alertaram que pode ser doença psicológica.Estou um pouco preocupada porque nunca pensei ter um problema assim.Gostaria que o senhor me ajudasse a entender o que acontece comigo e como devo proceder.Obrigado por nos disponibilizar este espaço tão importante.

Carol disse...

Bom dia Dr. Leonardo!

Primeiramente, gostei muito do blog, é bem esclarecedor, porém sem ser sensacionalista.
Dr., peço-lhe ajuda para entender um pouco mais sobre o resultado de uma RM. Vou lhe resumir um pouco o caso:
Ha dois anos, meu noivo sofreu um acidente de moto e teve algumas fraturas no crânio, uma delas com afundamento (lado esquerdo) e também teve sangramento, no entanto, este fora absorvido pelo próprio organismo.
A recuperção dele foi demorada (uns 8 meses), mas ele aparentemente ficou sem nenhuma sequela e vive normalmente.
No entanto, ha uns 8 meses, ele se queixa de esquecimento e muita dor de cabeça, sendo estas através de pontadas agudas que duram cerca de 1 min. No início, isso acontecia uma vez por dia, normalmente a noite. Mas, de uns 3 meses pra ca, isso tem se tornado constante, sendo que ocorre várias vezes ao dia, com a mesma duração, só que mais forte. Ao ponto de ele estar dirigindo e ter que parar o carro, tamanha é a dor.
Quanto ao esquecimento, este também tem nos chamado mais atenção. Pois, ele se esquece do que estamos conversando, isto é, ele me interrompe a todo momento, para poder falar, pois, em seguida ele esquece. Entre outros esquecimentos, tal como, sair e deixar o carro todo aberto, esquecer de uma tarefa importante no serviço, memória recente e algumas coisas da época do acidente.
Bom, procuramos o Neurologista, que para o esquecimento receitou "Fosfolipídeos de caviar" e pediu uma RM - neoplasia cerebral.
Fizemos o exame, mas, conseguimos marcar o retorno somente para maio e as dores permanecem (estou tentando um encaixe).
Vou lhe passar a opinião do médico que analisou o exame e, se possível, por gentileza, nos oriente, como proceder, até para que possamos entender melhor, pois, somente pesquisando na internet é assustador...
Segue a opinião:
ÁREA DE ENCEFALOMALÁCIA/GLIOSE OCUPANDO ESSENCIALMENTE OS GIROS TEMPORAIS MÉDIO E INFERIOR DIREITA, QUE SE ASSOCIAM A EFEITO ATRÓFICO LOCAL.
OBS.: PÓLIPOS/PSEUDOCISTOS DE RETENÇÃO NO SEIO MAXILIAR ESQUERDO.

Dr., desde já agradeço-lhe a atenção e aguardo seu retorno ansiosamente.

Abs.,
Carolina Cordeiro

Giselle disse...

Bom dia Dr Leonardo!
A ressonância magnética crânio com espectroscopia da minha avó deu sinais de leucoencefalopatia microangiopática, associada a acentuação dos sulcos corticais. O que significa? Obrigada.

Neusa disse...

Dr Leonardo,fiz ressonancia do cranio a pedido de 2 neurologista por eu apresentar muito dor de cabeça e dormencia nos braços e pernas que durava cerca de 20 a 40 minutos,os dois neuros chegaram a conclusão que eu tenho Cadasil,e um deles me receitou Somalium cardio 100mg(AAS),mas li várias postagens que dizem que quem tem Cadasil não pode tomar esse remédio,qual a sua opinião doutor?realmente é perigoso,pode causar uma emorragia?não sei o que fazer,me ajude,me de uma orientação,desde já muito obrigada.

ROBERSON disse...

Dr. tive pesquisando sobre remedios para memoria, me falaram o nootropil, e vi que ele e indicado mais para pacientes com AVC alem do mais ele e o famoso tarja preta. Certo este não esta meu alcance então resolvi pesquisar sobre este outro Ginkgo biloba, vi que ele e benéfico e não tem tanto problema quanto ao outro, gostaria de saber será que posso toma -lo ou seja fazer o chá das folhas ou comprar comprimidos? diz que o comprimido tem doses maiores, so não me lembro oque é. Tenho 26 anos e faço faculdade a noite estudo pois durante as provas esqueço o que estudei, tenho problema de ansiedade e nervosismo também qualquer coisa que vá fazer de importante no dia anterior não consigo dormir direito, também demoro a pegar no sono. O que o Sr. recomendaria para meu caso, tomar ou não tomar o Ginkgo biloba, comprimidos ou chá.

Anônimo disse...

Bom dia Dr:Leonardo.
Tenho 50 anos e há 30 sou fumante.Uns dois anos me sentia mal com tonturas,e dor na nuca zumbidos no ouvido ao tossir e apos meus braços e pernas ficam dormentes e tenho que me segurar para não cair.Fiz uma ressonâcia em 29/04/2011.Mas acomodei pois não conheço muito o Rio.Os sintomas piorou e novamente fiz outra no dia 31/03/2012.Que disse assim.
(Microangiopatia degenerativa da substâcia branca.
Não há evidencia de processo expansivo ou insulto vascular recente.
Platibacia com invaginação basilar associada.
Sinais de má-fomação de chiari tipo I com herniação das amigdalas cerebelares).
Doutor e grave? Que tenho que fazer e que hospital procurar?Sou Humilde e não posso pagar hospital particular.Agurdo uma resposta ,estou triste e penso que estou morrendo a cada hora que deito ou mesmo tossir.
Um abraço carinhoso DR:Leonardo.
Ilamir.

Anônimo disse...

Dr,tenho um problema de fixar na memoria fatos desagradaveis e sofrer durante anos,preocupar exageradamente com a opniao dos outros a meu respeito e sentir uma angustia que e como se esfriasse o peito,agradeço se puder me ajudar.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 239 de 239   Recentes› Mais recentes»