VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

21 de agosto de 2009

Gliose: você sabe o que é?



Tenho recebido muitos e-mails com perguntas sobre o significado de gliose e microangiopatia ateroesclerótica. Isto porque é comum este achado em exames de ressonância magnética cerebral em pessoas acima de 50 anos de idade. Já respondi inclusive a um depoimento deixado no blog a respeito, mas como é um assunto recorrente, resolvi abordá-lo melhor aqui.

Gliose é uma alteração da substância branca do cérebro evidenciada na ressonância magnética por lesões hiperintensas (esbranquiçadas) nas sequências FLAIR, geralmente proveniente de microangiopatia cerebral (doença de pequenos vasos do cérebro). Ela é decorrente de doença ateroesclerótica (formação de placas de ateroma na parede das artérias) de pequenos vasos.

Alguns fatores de risco são bem conhecidos, como tabagismo, alcoolismo, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes e outras doenças que acometem vasos (vasculites, doenças reumáticas como Lupus). Existem outras doenças que podem cursar com gliose no SNC: Cadasil, p.ex., é uma doença hereditária (familiar) que cursa com essas alterações em pessoas em idade mais jovem. Estudos têm demonstrado que essas lesões também podem ocorrer com maior freqüência em pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos, dentre eles o transtorno bipolar, a esquizofrenia, as depressões crônicas e a dependência química. Outros estudos já associaram também esses achados à enxaqueca.

A maior parte dos casos são assintomáticos, ou seja, a pessoa não sente nada ou o que sente não pode ser relacionado às glioses. Mas a simples presença delas indica a necessidade de algumas medidas preventivas, como combater o sedentarismo, controlar o colesterol, reduzir o uso de substâncias químicas como tabaco e álcool, controlar bem a pressão e os níveis de glicose no sangue, evitar o estresse, dentre outras medidas, como hábitos saudáveis de vida. Isto porque, com o avançar da idade, as glioses podem se transformar em um problema maior.

O número de lesões, sua localização, a idade do paciente e outros fatores relacionados ao envelhecimento cerebral podem predispor o paciente com glioses a uma doença degenerativa cerebral, como a demência vascular. É importante frisar que nem todo o paciente desenvolverá demência e que o diagnóstico de demência deve ser, antes de tudo, clínico. É preciso avaliar as funções cognitivas, como memória e atenção, para saber se aquela pessoa tem ou não demência.

O mais comum, porém, é o paciente com gliose ter alguma perturbação do humor, seja ela pre-existente ou consequência das glioses. Já atendi pacientes que não tinham os fatores de risco que citei, que não tinham doenças clínicas que justificassem as glioses, mas que possuíam uma história de depressão e transtono de humor ao longo da vida.

O termo “depressão vascular” tem sido utilizado para esses casos. Os pacientes podem evoluir com sintomas depressivos e ansiosos (crônicos), irritabilidade, intolerância, com algum grau de impulsividade. Em geral esses pacientes têm glioses na substância branca do lobo frontal em quantidade moderada a alta. O quadro é mais exuberante quando existem glioses nos núcleos da base, como o núcleo caudado. Outros sintomas que podem ocorrer são tremores, perda de equilíbrio e dores de cabeça.

É importante que o paciente procure um psiquiatra para uma avaliação e tratamento. A depressão vascular tem algumas peculiaridades, uma delas o fato de não responder bem a antidepressivos, mas existem outros medicamentos capazes de controlar os sintomas e devolver a qualidade de vida aos pacientes.

Outro aspecto crucial e de caráter preventivo é a preocupação com a neuroproteção, ou seja, estar atento para os riscos de um envelhecimento cerebral mais acelerado e para a ocorrência de demência. O paciente deve ser acompanhado evolutivamente quanto às suas funções cognitivas, como memória e atenção, para iniciar precocemente uso de medicamentos neuroprotetores e anti-oxidantes que o protejam melhor de uma doença degenerativa.

Glioses possuem alguns sinônimos como: microangiopatia isquêmica, ateroesclerose cerebral, doença ateroesclerótica cerebral.

242 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 242 de 242
Lays disse...

Olá Doutor!
Vi que o Senhor mencionou a Síndrome de CADASIL, a minha família tem essa doença, e o numero de vítimas vem assustando a todos, em duas gerações, 4 pessoas diagnosticadas com a síndrome, faleceram, e 3 se encontram em estado vegetativo (minha família tem um histórico de depressão, inclusive, esse problema teve total conexão com o aparecimento da CADASIL nos doentes) A minha mãe faleceu com 37 anos, mas ficou em estado terminal durante 5 anos. É normal a doença aparecer tão cedo assim?
Tenho 19 anos agora, e estou tendo crises constantes de enxaqueca, e grande perda de equilíbrio, muitas vezes eu caio a toa e não tenho muita noção de espaço. Fui em vários médicos, mas só consegui marcar um neurologista pro mês que vem.
Não sei se esses sintomas podem ter alguma relação... até porque os sintomas de cadasil só aparecem lá pelos 30 anos (pelo menos foi o que eu li, e é o que vem acontecendo na minha família)
Existe algum exame que poça diagnosticar a doença previamente? Tem como saber se eu tenho antes de ficar doente? Tem alguma coisa que eu poça fazer pra evitar? (quer dizer, eu nem sei se eu tenho, né!)
Muito obrigada pela atenção, e pelo espaço.
Me desculpa se o que eu falei naão faz nenhum sentido, eu realmente sei bem pouco da doença.

dgjdghj disse...

Ah é =D se for necessário, meu e mail é: lays.fernandes1@gmail.com (peço que nao publique este comentario.)
Obrigada.

Ana disse...

Dr. Leonardo gostaria de saber sua opinião sobre a aposentadoria por invalidez do portador de esclerose Múltipla? Na realidade estou aposentada e sofri muito p/ conseguir um direito previsto em lei. Concordo que não devemos nos aposentar e ficar depressivos assim que somos diagnosticados, porém descobri a doença com 21 e trabalhei desde os meus 16 anos, no entanto, aos trinta e quatro anos comecei a sentir dificuldades no trabalho, ou seja, tinha dores de cabeça constantes, tonturas, falta de coordenação motora e minha cabeça não estava legal, visto que determinada atividades que desempenhava em 10 minutos estava gastando 1 h para a mesma coisa. Além disso, vinha levando broncas constantes do meu chefe, o que aumentava meu nívvel de estresse. Meu neurologista com todos esse fatos dizia p/ eu continuar.....não entendo, pq não tive condições e comecei a desenvolveer síndrome de pânico, depressão e mesmo assim ele mandava eu continuar.....até que mudei de médico e esse novo neurologista me disse: "meus pacientes só trabalham se aguentarem, pq não precisa chegar ao extremo para se aposentar. No seu caso percebe-se claramente que vc não tem mais condições de trabalhar exaustivamente como vc trabalha e caso continue poderá ter um surto que desencadei uma lesão mais grave.....sofri muito no INSS, pq os médicos nos tratam como bandidos/monstros......hoje estou aposentada, mas sei que daqui a dois anos terei que enfrentar os médicos do INSS (nova perícia) e isso me angustia, pq fui chamada até de preguiçosa por alguns do médicos. Os médicos neurologistas deveriam se unir para nos defender, pq sofremos muito calados, já que nossa doença é desconhecida pela própria área médica. Um dos médicos do INSS me falou que a esposa dele era portadora de EM e fazia 400 abdominais.....o que tem haver uma coisa com a outra? A doença não se manifesta igual em todo mundo e além disso a mulher dele não trabalhava só malhava e cuidava da casa e dos filhos qualidade de vida excelente.....fico me perguntando como uma pessoa dessa tem formação em Medicina? O que será que pulsa no peito dele? Será que amputaram-lhe o coração? Por que essa insistência da maioria dos médicos neurologistas para que continuemos nos matando no trabalho até chegar ao extremo? Tenho um amigo que está com 10 anos de doença e não consegue mais trabalhar e o neurologista dele disse que não daria atestado nenhum. Ele me procurou desesperado e lhe falei que mudasse de médico, pq esse tb deve ser insensível e não entende a doença igual ao meu anteiro.

Wilson Moreira disse...

Dr, fiz uma RM para detectar motivos para a minha dor de cabeça, e o resultado foi o seguinte: " Alargamentos focais de espaços perivasculares em topografia subputaminal de ambos os lados, predominando a direita". Isso é grave??? tenho 31 anos, e tenho uma vida muito estressante...

luis disse...

Caro Dr. Leonardo,


Submeti-me a uma ressonância magnética que detectou em uma região do cérebro gliose ou dismielinização. Sei que gliose é uma cicatriz provocada por uma lesão que pode ser recente ou antiga. Pergunto: há como investigar em pessoas vivas se a lesão é recente ou antiga ??? Ou tal investigação só é possível em cadáveres ???

Luís Roberto M. Barnabé
Franco da Rocha SP

Anônimo disse...

A Gliose pode desaparecer ou depois que ela se desenvolve no cerebro permance para sempre?!
Sinto fortes dores de cabeça, meu neurologista me informou que é enxaqueca, por isso a Gliose se desenvolveu?!
Queria entender mais sobre isso!

Anônimo disse...

dr.Leonardo,tenho graves protrusoes discais em coluna cervical e lombar,cendo q cervical fiz uma cirurgia ah 4 meses com artrodese,continuo sentindo muitas dores musculares,por conta da fraQ QUE JA ESTAVA AGRAVADA,PELA COMPRESSÃO DOS NERVOS NA MEDULA ESPINHAL,ACONTECE QUE COMECEI A SENTIR ESQUECIMENTO E UM DESIQUILIBRIO MENTAL E RESOLVI COMENTAR COM MEU NEUROCIRURGIAO.ELE ME PASSOU RM DO CEREBRO,AINDA NÃO VOLTEI AO CONSULTORIO PARA MOSTRAR O EX...MAS LI O LAUDO E VI QUE APRESENTA,FOCOS E ÁREAS COM SINAL HIPERTENSO em T2 e FLAIR na substanciabranca periventricular,correspondendo a leve gliose por microangiopatia degenerativa...acusou tbm sinusite...eu pergunto?essa gliose pode ter como consequencia as doenças dos discos cervicais que foram substituidos pela artrodese?eu sou deficiente auditivo genetico,poderá ter algo em comum com esse quadro??enfim qualquer que seja sua opinião me fará muito bem...desde ja fico grata.helena.

Anônimo disse...

Minha mãe faleceu de aneurisma cerebral há 13 anos. Minha irmã em 2007 sofre um rompimento do aneurisma que provocou hidrocefalia, raças a Deus ela foi operada e hoje está bem, apesar de algumas sequelas.
Comecei há uns 2 meses ter dor de cabeça e pressão alta, como tenho casos na família resolvi ir na neuro e fazer exames.
Fiz o eletroencefalograma e deu enxaqueca, mas ela resolveu investigar mais a fundo.
Fiz, então, a ressonância magnética sem contraste porque sou alérgica.
Peguei o resultado hoje e como não podia ser diferente, resolvi investiga o resultado e fiquei apavorada.
O resultado é o seguinte:
" A ressonância nuclear magnética crânio encefálica evidenciou áreas puntiformes raras nas substância branca dos hemisférios cerebrais com predomínio em áreas frontais e com caráter inespecífico, podendo ter correlação com áreas mínimas de desmielinização ou gliose como primeira hipótese diagnóstica"
Cabe dizer que faço tratamento para Síndrome do Pânico há 11 anos.

Obrigada pela atenção.

Bruna disse...

Ola Dr. Leonardo,

Estava lendo hj sobre seus comentarios sobre Gliose.

Meu pai está com Alzhaimer ele tem 54 anos,mais ele já esta muito ruim...Já nao fala coisa com coisa.
Essa semana ele foi ao medico e o resultado do exame saiu,mais nao entendemos nada.Serio possivel o senhor me esclearecer caso voce entenda o que esta escrito nesse exame?
O exame estava escrito assim:
INDICAÇÃO CLÍNICA:

Déficit cognitivo.

Técnica:

SE T1 sagital.
TSE T2,FLAIR e GRE T2* axial.
EPI/DIFUSÃO E ADC axial (não fotografada)

Após contraste SE T1 axial e coronal.

Relatorio:
tênues focos com alteracao de sinal na substancia branca periventricular sugerindo minimo componente de gliose.
Acentuação das cissuras e sulcos corticais de aspecto bilateral e simétrico,sem predomínio lobar,pronunciado em relação a faixa etária.
Linha média centrada.
Ventrículos supratentoriais ectasiados.
Núcleos da base,tálamose regiões capsulares de aspecto anatômico.
Cerebelo e tronco cerebral com intensidade de sinal preservados.
Cisternas da base ampla.
Leve espessamento da mucosa de revestimento das células etmoidais bilateralmente.
Corpo caloso afilado.
Regiões selar e supra-selar sem alterações dignas de notas.
Transição crânio-vertebral livre.
Não há evidência de realce anômalo pós -contraste.

IMPRESSÃO:

Sinais de atrofia encefálica com predomínio córtico-subcortical de aspecto bilateral e simétrico,
sem predomínio lobar.
Tênues focos sugestivos de gliose na substância branca profunda periventricular.



O senhor pode me esclerecer se ele tem Gliose??

Abracos de uma filha aflita
Bruna

Anônimo disse...

O meu filho desses os 4 meses que tem convulsoes, essa ultima passou duas horas fezer duas ressonancia magnetica, deu focos de alteraçoes de sinal com isosinal em t1 e hipersinal em t2 e flair, em substancia branca frontal e parieto- occiptalbilateralmente, sugerindo isquemias anteriores ou focos de glicose.Hipocampos simetricos apresntando leve hipersinal em flair a direita, provavel edema pós -convulsão. gostaria que me disseses o significado se e algo grave, por favor aguardo sua resposta anciosa. obrigado e tial.

DOCARMO disse...

BOM DIA DR...MEU NOME É MARIA E ESTOU EM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO A CERCA DE 5 ANOS (IDAS E VOLTAS - TRANSTORNO BIPOLAR - PÂNICO - ETC... )...SOU POLICIAL MILITAR COM 25 ANOS DE CARREIRA E NÃO AGUENTO MAIS MINHA FUNÇÃO (CHEGUEI A PEDIR EXONERAÇÃO NO COMEÇO NO ANO E , ATÉ AGORA NÃO OBTIVE RESPOSTA)...OCORRE QUE FIZ UMA RESSONANCIA QUE DIAGNOSTICOU " DIMINUTOS FOCOS DE ATERAÇÃO FRONTAL ESQUERDA ( DIMINUTOS FOCOS DE GLIOSE - ALTERAÇÕES MICROCIRCULATÓRIAS?"...TENHO PERDA DE MEMÓRIA...DORES DE CABEÇA...GOSTARIA DE ME AFASTAR EM DEFINITIVO DA PM, POIS, SÓ O FATO DE PASSAR PELOS MEDICOS E, ELES SEMPRE ME AFASTAM, ME CAUSAM MAL ESTAR E ALTERAÇÃO DA PRESSÃO...TENHO MEDO DE TER ALGUMA COISA NA CABEÇA NESSAS HORAS...GOSTARIA DE SABER O QUE TENHO, POIS OS MEDICOS DA PM ME ENROLAM E SE É O CASO DE EU PEGAR UM LAUDO COM UM NEUROLOGISTA E LEVAR PARA O HOSPITAL MILITAR PARA QUE ELES REALMENTE TOMEM CIENCIA DO MAL QUE ESTÃO ME CAUSANDO...FICO NO AGUARDO...OBRIGADA...

Anônimo disse...

Dr.
O que vem a ser gliose perivascular? Peguei o resultato da RM, mas aminha consulta com a neurologista será daqui à 1 semana.
Margareth

Anônimo disse...

Dr. leonardo.....através do tac verificou-se que tinha leucoencefalopatia microangiopatica aterosclerotica, existem alguns episodios de esquecimentos, há dois anos que sou tratado de uma depressao e às vezes tenho dores de cabeça...será que através de medicação o processo se poderá retardar sem perder a memória?obrigado

ADÃO disse...

Prezado Doutor Leonardo;

Tenho 60 anos, tomo medicamentos para combater a pressão alta e de vez em quando sinto dormência no ante-braço esquerdo e tremedeira na pálpebra da vista esquerda que prejudicam minha visão temporariamente.
Consultei com uma Neurologista que passou o Exame de Ressonância Magnética do Cranio, o qual apresentou.
Impressão: Discreta Gliose por Microangiopatia.
Por favor informe-me;
O que é isso ???
Quais são os cuidados que devo tomar ???
Como será meu futuro ???
O que causou isso ???
Isso é degenerativo, isto é com o passar dos anos vai aumentar?
Isso é a causa das dormências no ante-braço esquerdo e tremores nas pálpebras do olho esquerdo ???
E uma doença congênita que passa de pais para filho ???

Anônimo disse...

Olá, tenho uma amiga de 06 anos. Ela vem apresentando alteração de humor e crises convulsivas nos últimos meses. Na TC veio o comentário "discretos focos com sinais hiperintenso na sequencia slair dispostos bilateralmente na substancia branca dos lobos frontais não captantes de contrates inespecificos, podendo corresponder a focos de gliose." Nenhum neurologista até o momento deu um parecer sobre o quadro clínico da menina.
Poderia me dar sua opnião?
Grata,

Anônimo disse...

Boa Tarde. tenho 38 anos e fui diagnosticada com encefalomalacia/gliose. Na RM o medico chegou a conclusao de que ja tenho esse problema a anos.Trato de dpressao desde 2001, mas nao sei quando surgiu a gliose...Ela esta no cerebelo, do lado esquerdo. Quero saber se o local em que da o problema leva sempre aos mesmos sintomas ou nao. Desde junho desse ano tenho tido muita crise depressiva e cheguei ate a desmaiar, mas segundo o medico nao eh da mancha no cerebelo. Gostaria de mais inormaçoes, se possivel, sobre os sintomas e como tratar.
Obrigada.

moni disse...

olá fiz uma resonância e o laudo constou:
Foco puntiforme de hipersinal na substancia branca subcortical parietal que não exerce efeito atrófico ou expansivo, de aspecto inespecífico, podendo estar relacionado a microangiopatia-gliose. gostaria de saber o que significa tudo isso....meu neurologista não chegou em uma conclusão que me convenceu.por favor me ajude.

Anônimo disse...

Olá Dr., hoje peguei o resultado de RM e apareceu esse resultado Hipersinal do centro semi oval esquerdo, podendo corresponder a gliose. Confesso que estou desesperada, estava bem, mas depois desse resultado não consigo parar de chorar e pensar no pior para o meu futuro, tenho 26 anos, isso quer dizer que eu terei demência, AVC ou Alzheimer no futuro? E o tratamento vai consistir em medicamentos para Alzheimer ou apenas cultivar hábitos mais saudáveis de vida?

Anônimo disse...

Olá Dr Palmeira...
encontro-me sem saber que rumo tomar.
o laudo da Tomografia computadorizada Muyltislice 64 canais do cranio (sem contraste ) de dois anos atrás é:
1) PROEMINENCIA DOS SULCOS ENTRE OS GIROS CORTICAIS E DAS FISSURAS SYLVIANAS
2) MICROANGIOPATIA/LEUCARAIOSE ISQUÊMICA SUPRATENTORIAL.
3)ATEROMAS PARIETAIS CALCIFICADOS NAS ARTÉRIAS CARÓTIDAS INTERNAS INTRACAVERNOSAS.

O neurologista, apenas receitou 40 mg de propranolol pela manhã e 40 à noite.
Sinvastatina após o jantar.
nessa ocasião eu apresentava como um choquinho, cerebral , quando em repouso, para entrar no sono.
realmente melhorou e desapareceu completamente.
daí, parei com os remédios, deixando apenas 10 mg de propranolou manhã e noite,
manerei na alimentação.

bem, só que os sintomas retornaram após uns meses da mudança , e com maior quantidades e força inclusive durante o dia.
Como trabalho com plantas e reflorestamento, eu ando muito, e vivo no ar puro das árvores.
trabalho com artes, e sou musicista,(pianista ) e também trabalhos voluntários do Rotary.
já lancei meu ivro, com a história real de meu trabalho de reflorestamento, adaptado á crianças.
agora, os médicos , geriatra e neurologista, somente pedriam a resonancia da coluna cervical , (pescoço), e avaliaram que tenho osteófitos , e o líquido da coluna, está bem protgido e sem alterações.
Foi então indicado apenas o tegretol á noite(3 gotas). Ainda não tomei.
mas, estou preocuada.
ah, o cardiologista nesSe mÊs, solicitou-me todos os exames, inclusive carótidas (eco),
Acabei ganhando os parabéns, e que está tudo bem. Mas, e os choquinhos,de onde vêm ?
Será, porque resido ao lado de trorre de alta tensão, há30 anos ?
bem, aguardo um parecer...
agradeço a atenção...
muito obrigado.
Mari

Anônimo disse...

olá boa noite
Gostaria de saber a respeito da DISFUNÇÃO FRONTO TEMPORAL.

OBS: Contagens regionais em relação a contagem cerebral máxima, revela valores diminuídos para regiões corticais.

Oobrigado. ANÍZIO

Alessandra disse...

Alessandra.
Dr. tenho 38 anos, no dia 02/12/11 comecei com dores e queimações na cabeça do lado direito. Pensei que fosse problema de coluna, fui ao ortopedista, fui medicada com Biprofenide e miosam, as dores não cessaram, fui a emergência e eles me deram várias medicações, inclusive u doses de tramol, fiz uma RM e o resultado foi: Focos de sinal elevado nas sequências T2 e FLAIR na substância branca previntricular e nos semi-ovais. no resumo diz apenas: Gliose por microangiopatia. No mês de dezembro notei que tive alguns tremores, e tenho natado e penso em algo para fazer e em seguida esqueço, lembro que tinha algo para fazer, mas demoro para recordar o que era, as vezes falo com alguém ao telefone e depois fico tentando lembrar o que conversei, demoro um pouco mas lembro. As dores na cabeça são frequentes, principalmente a noite, no hospital me deram 2 doses de tramol na veia, após me deram 11 gotas de rivotril com parecetamol e nada passou a dor, apenas alivou, na verdade não sei se aliviou ou se eu estava dopada, pois o rivotril não me fez dormir. Li na internet vários relatos, mas gostaria de saber o que realmente é este resultado da RM (RM feita em 30/12/11), pois as dores são diárias e já dura mais de 1 mês. Como não consegui uma consulta imediata com neuro, gostaria de saber se o que tenho é algo sério ou comum.
Obrigada!

Anônimo disse...

Minha irmã tem 26 anos e quando tinha 1 mes de vida teve convunções e 2 paradas cardio respitatória, durante toda sua vida teve problemas na escola, como leitura, assimilar exercicios e até hoje não consegue gravar informações, tem um comportamento agitado quando explicamos algo e pior ainda quando após 5 minutos ela simplesmente não lembra o que ensinamos, tem muita dor de cabeça... enfim alem disso ela sempre apresentou ter idade mental menor do que tinha, de 5 a 10 anos de atraso... atualmente ela quis saber o pq era diferente e pq não conseguia competir uma vaga de empregos, até que um psicologo de uma agencia de empregos me chamou e expliquei o que suspeitavamos, o mesmo disse que ela teria que fazer parte da lei de cotas, pois com seu perfil dificilmente conseguiria disputar uma vaga... fomos ao neurologista, fizemos o RM sem contraste pois tem um unico rim e o resultado foi!
ALGUNS FOCOS COM ANORMALIDADE DE SINAL NA SUBSTANCIA BRANCA DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS, INESPECÍFICOS, MAIS FREQUENTEMENTE RELACIONADOS A RAREFAÇÃO DE MIELINA GLIOSE, RESTANTE DO EXAME DO ENCEFALO DENTRO DOS LIMITES DA NORMALIDADE.
o médico disse que é normal... o que faço o que significa esse resultado? Ela tem lesão por causa do que sofreu quando bebê?
Desde já agradeço muitíssimo sua atenção!

Gisele

Anônimo disse...

dr. Leandro.. por favor me responda.;

tive 2 convunçoes e descobri q estava cm um meningiome , fiz a cirurgia e retirei o mesmo, fiz um ressonencia dr. e me veio o seguinte laudo de conclusao;;

evidenciando alteraçoes pos cirurgicas em regiao fronto parientalalta ,com area de cranitomia ampla e area de encefalomalaciae gliose. comprometendo o cortex cerebral fronto pariental bilateral relacionados ao manuseio cirurgico recente nao avendo sinais de lesoes expansivas residual nesta topografia.
sugere se controle evolutivo..
por favor dr. me mande uma resposta. juniorarretado@hotmail.com

flores disse...

Amei a pag,parabens!Fiz uma RM e minha medica entrou de ferias, fiquei super anciosa. se puderem me dar uma luz, depois vou a medica.Resutados;Focos de hiper sinal em t2 e Flair,localizados na substancia branca supratentorial,com distribuiçao subcordial e nas coroas radiadas de ambos os hemisferios cerebrais que nao apresentao efeito expansivo ou ralce pelo meio de contraste, de aspecto indeterminado a RM.-----Sucos encefalicos,cistemas e fissuras intra craniana sem alteraçoes.---------Hiporcampos com volume preservado pela analise qualitativa.---Assimetria dos ventriculos laterais,o direito prominente. achado sem significado clinico.... III e IV ventriculos anatomicos... Tronco cerebral e cerebelo com morfologia e intensidade de sinalhabituais.. Nao ha sinais de impregnaçao anomala pelo agente de contraste aramagnetico... Nao ha sinais de isquemia aguda/ subaguda.. Fluxo habitual no nivel das grandes arterias do sistema vertebro-basilar e carotideo,segundo criterio spin-eco

Anônimo disse...

Dr tenho gliose e pretendo implantar trés dentes gostaria de saber se tem algum problema pois sinto muita tontura,tenho 50 anos,obrigada

Branham disse...

Meu pai fez um exame de resonância e o resultado Acusou: Diminutos focos com sinal hiperintenso na imagens pesadas em T2 e FLAIR, dispostos bilaterialmente no centro semioval, coroa radiada, substância branca periventricular e subcortial dos lobos fronto-parietais, podendo corresponder a discreta gliose por microangiopatia degenarativa e/ou isquemia. Gostaria de saber qual tratamento ou remédio para esta anomalidade.

Unknown disse...

Boa tarde!

Dr. primeiramente gostei muito do seu blog, e parabenizar a atenção que da as pessoas que deixam suas dúvidas.

Tenho uma pergunta a fazer ao você:
Meu pai tem 59 anos e a algum tempo uns 5 anos vinha esquecendo muito as coisas, muito ancioso, irritado, agitado, stress e hipertenso. Ele realiza tratamento para hipertensão.

Mediante isso levamos ele a médicos e o diagnostico a principio foi disturbios ocasionados pela apinéia.
Achei estranho e resolvi depois de perceber que ele esquecia coisas básicas como nomes de familiares e pessoas próximas indicar ele a um neurologista.
Sendo assim o mesmo solicitou ressonância magnetica e o resultado foi:
encefalomacia gliose lobo temporal esquerdo de aspecto cequetal;

Não entendemos e gostaria de somente um esclarecimento do que pode ser...

Obrigado
Marcos

Anônimo disse...

Boa tarde!

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog e suas respostas objetivos.

Mas escrevo também pq meu pai fez um exame e fiquei preocupado com o resultado que teve e gostaria de saber o que é ou pode ser como sou leigo no assunto.

Meu pai tem 59 anos, sempre trabalhou vida ativa, stress, reuniões, pressão no trabalho, irritabilidade, hipertensa controlada por medicamentos. E tempos pra cá uns 5 anos percebemos que ele anda muito esquecido e ancioso por causa desse esquecimento. O fato de nao conseguir lembrar o deixa ancioso. Sendo assim resolvemos leva-lo a um neuro que receitou uma ressonacia. O resultado foi:

encefalomacia gliose lobo temporal esquerdo de aspecto cequetal

Gostaria de saber e entender melhor o que é

Obrigado

att.
Marcos

Anônimo disse...

boa,noite me chamo claudia tenho 34 anos moro no guaruja sp, fiz uma ressonancia magnética e deu area de ausencia de sinal em t2 e flair na regiao occipital direita podendo corresponder a calcificaçao gostaria de enteder melhor o que significa tenho irritabilidade, fico triste ansiosa e dores de cabeça as veses vontade de morrer por favor me responda obrigado.meu imail é claudianascimentophs@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde doutor, em 2007 senti um mal subito, ou seja, pontos luminosos nos meus olhos q nao conseguia ver a face das pessoas, somento o seu contorno. Tive crise de choro. Não conseguia olhar para fora da janela do carro, diante da claridade do dia. Nao me lembro de ter chegado ao pronto socorro e nao tive condições de descer sozinha do carro (estava com minha filha). Fui de cadeiras de rodas. Qdo do atendimento do plantonista o mesmo disse q eu tive uma crise de ausencia. Conhecia o nome da minha filha mas qdo olhava pra ela nao a reconhecia. Ou melhor, sabia q era uma pessoa familiar. Resultado do 1o. exame - RM - multiplas lesões puntiformes de aspecto inespecifico, podendo corresponder a peq. areas glióticas. Outra RM em 2009 - peq lesões de aspecto inespecifico envolvendo a substancia branca sub cortical bilateral podendo corresponder a peq. areas glioticas. Aguardo sua resposta (ja estou em tratamento com nerologista).

Anônimo disse...

Olá, bom dia.
Tenho 49 anos, já tive neuropatia trigeminal a 2 anos e faz um mês que tenho sentido dores do lado esquerdo da cabeça, doemênças, enjoos e mal estar, procurei meu neurologista e me pediu um RM, que detectou gliose/ esquemia e microangeopatia degenerativa. Continuo sentindo as mesmas coisas e o médico disse que não tem nada a ver com o resultado de Rm que aquilo é apenas um achado, o que devo fazer? será que isto que deu na RM realmente não é nada, a 2 anos perdi meu pai com AVC e ele reclamava a mesma coisa. Por favor, tire as minhas dúvidas . Obrigada.
Uma leitora anônima.

Denilson Fernandes disse...

Denilson diz.... Bom noite Dr: Leonardo, minha estória é grande. Aos 10 anos apareceu a tal da febre reumatica em mim (sopro no coração) fiquei internado 6 meses devido este problema, dai minha valvula mitral foi infecionada (ficou ossificada) aos 29 fiz a 1ª cirurgia de troca de valvula isso tomando bezentazil, vive os melhores 10 anos da minha vida, em 2001 faço a 2ª cirurgia de troca de valvula mitral, dai em 2007 faço a 3ª cirgugia de valvula mitral e aortica no mès de JUNHO. Neste ano, descrubo que tenho hepatite C já com uma leve cirrose (meus irmaos bebem a cachaça e eu adquiro a cirrose rsss) no mesmo ano tenho uma convulsão e Arritimia passei a ter. E partir dai apareceu essa mancha branca que aparece na ilustração aqui acima (Gliose) que eu vim saber hoje o nome atraves do site do senhor, porque consultei já com 3 neurologistas e nenhum nunca me falou o que era isso e qual o nome e o que significa. Em julho no ano passado 2011 fiz uma tal de Ablação para acabar com a arritimia. Desde de novembro de 2007 e faço uso de CARBAMAZEPINA 3 vezes ao dia. Agora a resposta que nunca me falaram, nem o Cardiologista, nem o Neurologista e nem o Gastrologista. Dr: Leonardo, o senhor pode me responder oriundos de que, que tenho essas Glioses? Detalhe Dr: sempre tive dores de cabeça, teve epocas de bastante intensidade, agora ta menos. Obrigado. Obs: Ja fiz 2 vezes o tratamento para hepatite mais a arritimia nao deixou eu ir ate o fim, agora vou tentar pela 3ª vez.

Marilene disse...

Tenho zumbido no ouvido esquerdo muito alto. há 1 mes tive uma perda súbida de audição.O médico solicitou uma ressonância encefálica e dos ouvidos internos.Na do Crânio acusou:raros e diminutos focos inespecificos de alteração de sinal na substância branca dos hemisferios cerebrais, devendo representar focos de gliose decorrentes de microangiopatia. E na observação:artefatos de suscebilidde magnetica na região parietal direita.
Na ressonância das mastoides acusou:Discretaa mastoidopatia inflamatoria bilateral.Gostaria de saber se isso pode ser uma das causas desse zumbido no ouvido e se o tratamento dessas doenças eu trato com o Otorrino ou com um Neuro-Psiquiatra
Agradeço imenso.

JARDY ARTE COM E.V.A disse...

olá, doutor, minha mãe ja faz tratamento com neuro já um tempo e foi diagnosticado gliose. Agora recentemente ela passou mal com muita dor de cabeça e foi diagnosticado hiperostose frontal interna. Gostaria de saber se os dois diagnosticos tem haver um com o outro. E qual o tratamento adequado, ja que o neuro passou acompanhamento com psiquiatra e psicoterapia. Gostaria de saber a sua opniao, obrigada, aguardo, JARDYANNE NOGUEIRA

Anônimo disse...

Tenho 23 anos e tenho muita dor de cabeça, de uns tempos para cá venho me sentindo tonta. Acabo de fazer uma ressonância magnética de crânio, o resultado foi o seguinte: diminutos focos de sinal elevado em T2 e FLAIR localizados na substância branca profunda dos lobos frontais , de aspecto inespecífico.o meu médico acredita que seja gliose. O que devo fazer? quais cuidados tenho que ter?

KARINA C MARTINS disse...

Boa tarde, meu nom é Karina, meu pai teve um AVC isquemico no cerebelo em 2011 e recentemente foi submetido a uma ressonância magnetica cuja conclusçao deu: Area de gliose/encefalomacea de aspecto sequelar a evento isquemico pregresso no hemisferio cerebelar direito com extensão para os penduculos cerebelares medio e superior e regiao mesencefalica deste lado. Multiplas áreas de alteração de sinal difuso pela substancia branca bi hemisferica habitualmente relacionados a gliose/microangiopatia. pequenas imagens lacunares nucleo capsulares. Como ele depende de hospital publico, a consulta so esta agendade para julho e por isso queria uma dica de se isto é muito grave ou não. Obrigada e parabéns!

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr. Leonardo.
Meu nome e Amably tenho 28 anos e no dia 26/04/2012 o resultado da minha RM foi,pequeno foco ovoide isolado hiperintenso em T2 e FLAIR subcortical frontal a direita, isolado, inespecífico do ponto de vista do presente estudo, presumivelmente relacionado a desmielinização/gliose. O medico disse que eu não precisava me preocupar, mais precisava ter qualidade de vida e evitar o estresse para melhor proteger meu cérebro, gostaria que me orientasse sobre a prevenção, para que não apareça mais focos.

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr. Leonardo.
tenho 28 anos e no dia 26/04/2012 o resultado da minha RM foi,pequeno foco ovoide isolado hiperintenso em T2 e FLAIR subcortical frontal a direita, isolado, inespecífico do ponto de vista do presente estudo, presumivelmente relacionado a desmielinização/gliose. O medico disse que eu não precisava me preocupar, mais precisava ter qualidade de vida e evitar o estresse para melhor proteger meu cérebro, gostaria que me orientasse sobre a prevenção, para que não apareça mais focos.

Anônimo disse...

Dr. Leonardo,
Parabéns por sua iniciativa em esclarecer o assunto e, principalmente, por conseguir tempo para responder às pessoas aflitas. Tenho uma irmã que acabou fazer uma RM na qual acusou gliose . Acabei acessando seu blog durante uma pesquisa para saber a respeito e encontrei a resposta que procurava. Enfim, obrigada, grande abraço,
Dra. Delbia.

jessikinha disse...

olá, meu nome é Jéssica, a +/- 4 anos minha avó encontrou meu avô caído ele demorou uns 5 minutos para acordar, na época ele se recusou a fazer exames neurológicos, alegava que minha vó estava exagerando que na realidade ele apenas tinha perdido o equilíbrio e caiu, ele apenas reclamava de dor no joelho, com o passar do tempo nós notamos que ele ficava confuso em relação ao tempo, começou a ter perda de memoria dificuldade em se comunicar,conseguimos convence-lo a ir a um neuro, ele fez os exames e um dia estava a caminho do médico quando ele apagou enquanto dirigia, o acidente n foi grave pois ele estava a menos de 20km/h e bateu de leve em um carro parado, ele voltou mas quando perguntamos para ele, ele descreveu o incidente da seguinte forma eu n lembro de ter batido o carro, diz q n sentiu nd nem dor absolutamente nd e n conseguia se lembrar de como aquilo aconteceu, o medico pediu novos exames e notou que havia muito liquido no cérebro, o diagnostico foi esclerose,durante um ano ele tomou a medicação para este diagnostico mas seu quadro clinico, continuou a piorar, agora com mudanças de comportamento como agressividade, dificuldade em se comunicar( n conseguia formar sentenças, se perde no assunto esquece oq estava falando)levamos ele à outro medico e novamente ele fez todos os exames, e agora apareceu nos exames dois pontos como se ele tivesse sofrido um tipo de derrame, alem do crescente acumulo de liquido, agora ele também apresenta dificuldade em andar ficou muito lento, incontinência urinaria, e o novo médico diagnosticou mal de Alzheimer,mudou toda a medicação, mas eu não estou vendo melhoras, a cada dia que passa ele só fica mais debilitado, acredito que ele só não está pior pq tem uma vida muito regrada se alimenta muito bem caminha todos os dias, minha vó o estimula a sair, muitas pessoas n acreditam que ele esta doente pq ele tem momentos de lucideis, e momentos de confusão total, estes dias descobrimos que ele caiu na rua mais de uma vez, que ele ficou perdido e só depois de algum tempo conseguiu se lembrar p onde ia, hoje eu tive conhecimento de uma doença chamada hidrocefalia de pressão normal, que pode ser confundida com Alzheimer e tem tratamento, O tratamento é realizado cirurgicamente e consiste na drenagem do líquido acumulado, por meio, geralmente, da implantação de válvulas capazes de manter o processo de drenagem que o organismo não é capaz de fazer naturalmente. Este recurso possibilita ao paciente manter vida normal, fico me perguntando se o novo diagnostico pode estar novamente errado, e estamos perdendo tempo ao invés de tratar-lo corretamente, talvez os danos devido ao tempo não possam ser revertidos, mas eu gostaria muito de acreditar que esta válvula seja capaz de parar com a progressão da doença, ele ainda anda fala come sozinho caminha, tem 78 anos pressão ótima, n tem triglicérides normal não tem colesterol alto, nem diabete nd... seria possível ele não estar com Alzheimer e sim com hidrocefalia, devo ter esperanças?

dudu disse...

Boa noite! Meu nome é Simone e tenho 46 anos. Há mais de um mês estou com fortes dores de cabeça, dormença no lado direito e um pouco de inchaço do lado direito. Fiz rx da face e tm, mas não deu nada. O neuro então, pediu RM e a impressão diz o seguinte: ANORMALIDADES FOCAIS DO SINAL EM SUBSTÃNCIA BRANCA SUPRA-TENTORIAL, INESPECIFICAS, PODENDO REPRESENTAR ISQUEMIA/GLIOSE/DESMIELINIZAÇÃO e também IMAGENS SUGESTIVAS DE PÓLIPOS NAS CAVIDADES NASAIS(estudo não direcionado).
Gostaria que o Sr. me esclarecesse, pois o médico só poderá me atender na próxima semana. Obrigado

dudu disse...

Boa noite!
Meu nome é Simone e tenho 46 anos.
Há mais de um mês venho sentindo fortes dores de cabeça, dormença do lado direito e um pouco de inchaço do lado direito. Fiz RX da face e TM, mas não deram nada. O neuro pediu uma RM, e o resultado diz o seguinte: ANORMALIDADES FOCAIS DO SINAL EM SUBSTANCIA BRANCA SUPRA-TENTORIAL, INESPECIFICAS, PODENDO REPRESENTAR ISQUEMIA/GLIOSE/DESMIELINIZAÇÃO e IMAGENS SUGESTIVAS DE PÓLIPOS NAS CAVIDADES NASAIS(estudo não direcionado).
Gostaria de esclarecimentos, pois só vou ser atentida pelo Neuro no final da semana. Obrigado

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 242 de 242   Recentes› Mais recentes»