VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

13 de agosto de 2010

Transtornos Mentais Graves

Abaixo você assiste à minha palestra sobre Transtornos Mentais Graves apresentada no Congresso da Sociedade Médica da Ilha do Governador, em 14/08/2010.



3 comentários:

Débora disse...

Dr.Leonardo,

A palestra foi muito elucidativa no sentido de esclarecer aos profissionais de saúde, aos portadores de transtornos mentais graves e aos interessados uma perspectiva promissora no tratamento de saúde mental. Verifica-se que os estudos foram alicerçados em embasamentos científicos e comprovada sua eficácia com sucesso no exterior pelo aprimoramento de manejo de técnicas e suporte profissional ao doente mental, o que deveria ser adotado como modelo pelo Brasil.A mudança do modelo vigente no Brasil atualmente torna-se urgente e necessária, principalmente pela importância de reinseri-los socialmente no mercado de trabalho, fundamentados em seu empreendorismo em estudos e doutrina científica
realizados em países desenvolvidos, pelo treinamento de profissionais habilitados,com vista a proporcionar melhoria no desempenho social e o consequente progresso na qualidade de vida dos portadores de transtornos mentais graves. Espero sinceramente que os ensinamentos divulgados nos meios de comunicação, através de todos os meios exijam uma reflexão para providenciar melhorias em todos os setores para o portador de doença mental e que proporcionem mudanças qualitativas no meio social em que o doente mental está inserido, com empenho e conscientização de todos os responsáveis pela melhoria da saúde mental no Brasil.

Anônimo disse...

A TCC é muito incipiente no Brasil apesar de ser usada com mais frequência nos EUA, França e Suécia. Desconheço a existência de psicólogos especializados em esquizofrenia com enfoque em TCC no Brasil, geralmente os psicólogos em TCC se especializam em fobias, anorexia, bulimia, mas não em psicose.Em todo caso, gostaria que algum portador de esquizofrenia opinasse se teve algum sucesso com este tipo de TCC, no país. Se alguém tiver conhecimento de algum terapeuta da área de TCC com especialização em esquizofrenia aqui no RJ, aceito indicações, pois desconheço.

Psicóloga Mariana Ferrari disse...

Estive em sua palestra na SOMEI e já fizemos contato. Agora vi um artigo sobre obesidade que tem tudo a ver com meu trabalho clínico entre obesidade e esquizofrenia.
Até breve,
abraços Mariana Ferrari