VISITE MEU NOVO SITE!

Caro Leitor,

quero convidá-lo a acessar meu novo site leonardopalmeira.com.br. Lá você vai encontrar todo o conteúdo deste blog além de informações de utilidade pública, um manual prático para pacientes e muitas novidades.

O blog continuará no ar, porém novos artigos serão publicados somente no site oficial. Espero que gostem!

3 de dezembro de 2009

Programa Sem Censura Especial (01/12/09) - Esquizofrenia e Assistência Psiquiátrica no Brasil


Fui convidado pela jornalista Leda Nagle para participar de um debate sobre assistência psiquiátrica no Brasil. Ela decidiu dedicar um programa inteiro ao assunto e convidou também o poeta Ferreira Gullar, que tem um filho esquizofrênico e já escreveu diversos artigos sobre o tema em jornais e revistas, o deputado federal Germano Bonow, conhecedor da política de saúde mental e que tem sido uma das poucas vozes a respeito na Câmara dos Deputados, e o artista plástico Vitório Gheno, cuja a filha é esquizofrênica e está internada há vários anos em uma clínica em Porto Alegre com um quadro grave. É um debate de alto nível, enriquecedor para aqueles que querem conhecer melhor a política de saúde mental do Brasil. Assista!



1ª Parte






2ª Parte






3ª Parte





E você, o que pensa sobre a reforma da assistência psiquiátrica no Brasil? Deixe aqui seu comentário e acesse o Portal Entendendo a Esquizofrenia, participando também do nosso Fórum! CLIQUE AQUI

5 comentários:

Thiago Moraes disse...

Excelente discussão mostrando o q há por trás da ideologia da política antimanicomial. parabens pelo ponto de vista e pela dedicação à saúde mental!
abraço!

Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira disse...

Obrigado, Thiago!

Acho que este programa foi muito importante para debater e esclarecer à população os diferentes pontos de vista da reforma e assistência psiquiátrica no Brasil. Adorei ter participado e espero que outros espaços sejam criados, pois, afinal, debate-se pouco sobre um tema tão importante e que afeta milhões de brasileiros. É preciso avançar muito mais neste campo. Um abraço!

Paciente IRS ® disse...

Oi Dr.Leonardo,
Lembro-me do programa supracitado, que assisti e considero relevante por desconstruir sofismas antipsiquiátricos que lesam a saúde da população.
Parabéns pela participação.

Anônimo disse...

oi dr. a filha desse artista gueno foi abandonada por ele na clinica sao jose ,so porque na epoca ele deu uma cherada, trataram com eletrochoque,ela ficou mais esquisofrenica ainda pela dor de ser abandonada numa clinica,pelo pai artista que sao tudo meio loucos ,deixou a fernanda hoje ela ta horrivel,abandonada na clinica sao jose...que pai em esse sim prescisa ser internado bom ta quase morrendo ok abracos

Anônimo disse...

Que tipo de pessoa e que interesse esta pessoa teria para escrever um comentário ANÔNIMO, como o comentário acima deste meu, da forma com o qual foi escrito o cometário acima, ANÔNIMO, escrito com o português completamente errado e que não se apresenta, não se identifica? Por acaso foi "mandada" por alguém para escrever um comentário destes? Toda a denúncia tem que ser identificada para ter credibilidade ! E isto que foi escrito tem que ser provado, sob pena de poder ser processado, por calúnia, difamação ou injúria, conforme cada caso. Temos que saber nos comportar e não podemos dizer o que bem entendemos sem podermos provar. Acredite, você não é imortal e não está livre de qualquer infortúnio que a vida possa lhe apresentar. Prove o que diz. Obrigado. p.s. o programa SEM CENSURA foi excelente, e meus parabéns aos debatedores que tiveram a coragem de comparecer, sobremaneira, o Sr. Gheno que é idoso e se abalou de Porto Alegre para ir até o Rio de Janeiro enfrentar o Brasil inteiro, o que prova sua boa-fé e boa vontade.